Agentes culturais de Juazeiro, no território do Sertão do São Francisco, terão a oportunidade de conhecer um pouco mais a respeito do funcionamento do Conselho Estadual de Cultura. Nesta quinta-feira, 21, às 19h30, o presidente do Conselho, Márcio Ângelo Ribeiro, participa do projeto Abertura Cultural, no Centro de Cultura João Gilberto, espaço administrado pela Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA).

De acordo com João Leopoldo Viana, coordenador do Centro de Cultura, a proposta do evento é entrevistar artistas e personalidades da cultura em uma espécie de talk show. A partir do diálogo constante com a plateia, os convidados apresentam suas experiências no fazer cultural. O programa é dividido em três blocos: os dois primeiros de entrevistas e, o último, destinado à apresentação musical.

“Espero ter a chance de apresentar o trabalho que temos desenvolvido no Conselho. Estamos sempre voltados às políticas culturais focadas no interior. Será também a chance de contar minha história como militante da Cultura”, comenta o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Márcio Ângelo Ribeiro. Participam do evento também o ator e cantor Agamenon Alves e o cantor Big Rau’s, cover do Raul Seixas.

INTERNET – O diretor do projeto Abertura Cultural, Alex Moreira, conta que a comunidade cultural de Juazeiro tem interagido com a iniciativa de modo constante pelas mídias sociais. Moreira ressalta a importância da participação do presidente do Conselho Estadual de Cultura, quando o público poderá conhecer as experiências culturais do presidente e refletir a respeito das políticas públicas de cultura, além de debater pontos como a atual política de editais.

“O Abertura Cultural é um projeto significativo. Percebemos o quanto as pessoas se surpreendem ao conhecer mais a respeito dos convidados. Conseguimos dialogar e criar um ponto de encontro para o fomento da cultura do nosso território” , destacou Alex.

EVENTO – O Abertura Cultural é realizado pelo Ateliê Moreira e tem apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia, mecanismo de fomento à cultura gerido pelas secretarias de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e da Fazenda (Sefaz), através do edital Agitação Cultural: Dinamização em Espaços Culturais da Bahia.

Essa será a décima edição do evento, com transmissão online pelo canal do Youtube (clique aqui e acesse). É previsto que o programa seja realizado até 30 de junho, sempre as quintas-feiras.  Ao final do projeto, será lançado um catálogo e um DVD sobre a série de entrevistas realizadas durante todo o processo.