A cidade de Eunápolis, no Território Costa do Descobrimento, ganhará seu primeiro Fórum Municipal de Cultura a partir da próxima quinta-feira, 28. O marco de lançamento será o seminário “Plano Municipal de Cultura, quem participa faz”, evento que será realizado no Plenarinho da Câmara de Vereadores, às 10 horas.

A iniciativa será um importante espaço de diálogo focado no processo de construção do Plano Municipal de Cultura (PMC). É esperada a participação de agentes culturais ligados aos diversos segmentos culturais locais, além de grupos e coletivos de cultura, instituições e comunidades culturais. À frente da organização está o diretor municipal de Cultura de Eunápolis, Sumário Santana, que é membro do Conselho Estadual de Cultura.

O conselheiro afirma que o Fórum será organizado em parceria com o Conselho Municipal de Cultura. No evento de lançamento, é aguardada também a presença de gestores culturais e representantes da Secretaria Estadual de Cultura (SecultBA). “A partir da discussão com os diversificados setores artísticos da cidade, temos a meta de construir as políticas públicas de cultura para o município”, ressaltou.

PROPOSTA – O Fórum Municipal de Cultura é uma proposta do Departamento Municipal de Cultura. Ele funcionará como mecanismo de discussão e escuta das demandas apontadas pelos diferentes segmentos e linguagens culturais.

É por meio do Forum que pretende-se organizar e incorporar o formato legal do PMC, documento que será apreciado na Conferência Municipal de Cultura, prevista para ocorrer em agosto deste ano.

Os debates serão organizados em três momentos: primeiro, será feito um diagnóstico da produção cultural no município. Em seguida, serão definidas ações a partir de um apanhado de informações reunidas anteriormente. Por fim, serão sistematizada as proposições no formato de diretrizes e metas à construção do PMC.

O PMC é uma ferramenta de planejamento que norteia a implantação de políticas culturais no município estruturado para o período de dez anos. Construído por meio de um amplo processo democrático, é nele que são definidas as prioridades para a cultura na cidade no próximo decênio. Sua finalidade é permitir ao setor cultural a implantação de políticas integradas e que promovam a diversidade cultural.