Este ano, o tema da UNESCO para o Dia Mundial do Rádio é “O rádio em situações de emergência e desastre”. O rádio continua a ser o meio de comunicação que alcança maior audiência mundial e com a maior rapidez possível.

Com as celebrações do Dia Mundial do Rádio em todo o mundo, a UNESCO promove o rádio em situações de emergência e desastre, e apresenta as seguintes mensagens:

A liberdade de expressão e a segurança de jornalistas devem ser à prova de desastres.

O rádio empodera os sobreviventes e as pessoas vulneráveis, cujo direito à privacidade deve ser respeitado.

O rádio tem impacto social e fornece acesso à informação. O direito das pessoas à informação deve ser protegido, mesmo em situações de emergência e desastre.

O rádio salva vidas.

A acessibilidade imediata às frequências de rádio é essencial para salvar vidas. Essas frequências devem ser protegidas, pois ficam disponíveis em situações de emergência.

Em 13 de fevereiro, as emissoras internacionais transmitirão ao vivo no site da UNESCO dedicado ao Dia Mundial do Rádio (www.worldradioday.org).

O Dia Mundial do Rádio será celebrado em todo o mundo por meio de Comissões Nacionais e Representações da UNESCO, além de organizações parceiras. A UNESCO também fornecerá artigos e mensagens de áudio e de vídeo relacionados ao tema, preparados por líderes, celebridades e embaixadores da boa vontade da UNESCO, para serem utilizados por emissoras no Dia Mundial do Rádio. Esse material será livre de direitos autorais.

A UNESCO convida todos os países a celebrarem o Dia Mundial do Rádio ao planejarem atividades em parceria com emissoras regionais, nacionais e internacionais, além de organizações não governamentais, autoridades nacionais, a mídia e o público em geral.

Para marcar data, celebrada neste sábado, UNESCO no Brasil faz parceria com a UFRN e a NBR: programação trata de prevenção e combate ao vírus zika.
No dia 13 de fevereiro é comemorado o Dia Mundial do Rádio. Neste ano, o tema proposto pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) é o papel desse meio de comunicação em situações de emergência e desastres.

“O rádio é um dos nossos mais fortes aliados para enfrentar desastres naturais e emergências humanitárias. Ele nos permite prevenir perigos e mobilizar salvamentos. Ele ajuda a disseminar informações vitais para proteger a vida humana e para apoiar a reconstrução. Ele recria conexões entre comunidades, restaura o contacto entre pais e filhos, e entre famílias separadas por crises”, diz a diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, em vídeo especial para o Dia Mundial do Rádio de 2016.

Para celebrar a data, a UNESCO no Brasil se aliou a outras duas instituições: a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a TV do Governo Federal, a NBR. Tendo o vírus zika como um exemplo de situação de emergência que afeta nosso país, a rádio universitária da UFRN desenvolveu cinco spots que irão mobilizar, alertar e educar os ouvintes sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus zika e de doenças como dengue, chikungunya e febre amarela urbana. Os spots serão veiculados na rádio universitária e nos canais de comunicação da UNESCO no Brasil.

Já a NBR fará uma série de entrevistas e exibirá matérias na sexta-feira, 12/02/2016, com historiadores, radialistas e representantes da defesa civil, da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) e da UNESCO sobre a importância da data e o tema deste ano. As entrevistas serão exibidas e transmitidas na TV NBR, nas rádios e nas redes sociais da EBC e também disponibilizadas na radiosat para que emissoras de todo o país possam reproduzir o conteúdo. Já no dia 13/02, haverá uma campanha de mobilização nacional sobre o vírus zika.

Em todo o mundo, o Dia Mundial do Rádio será celebrado por meio de parcerias com emissoras de rádio internacionais que farão transmissões ao vivo por meio do hotsite www.worldradioday.org, disponível nas seis línguas oficiais da ONU: inglês, espanhol, francês, árabe, chinês e russo. O site foi criado especialmente para a data e reúne informações sobre o Dia Mundial do Rádio e as comemorações em todo o mundo neste ano, além de notícias, artigos, vídeos e áudios com mensagens de formadores de opinião, celebridades e Embaixadores da Boa Vontade da UNESCO. Todos os materiais podem ser utilizados livremente por veículos de comunicação.

Sobre o Dia Mundial do Rádio

A Conferência Geral da UNESCO de 2011 aprovou o dia 13 de fevereiro como o Dia Mundial do Rádio. A data é dedicada a celebrar o rádio como um meio para melhorar a cooperação internacional entre as emissoras e incentivar as grandes redes e as rádios comunitárias a promover o acesso à informação, à liberdade de expressão e à igualdade de gênero.

O rádio continua a evoluir na era digital, sendo a mídia que atinge o maior público em todo o mundo. Ele é uma ferramenta de comunicação poderosa com custo médio baixo. O rádio é especificamente adequado para alcançar comunidades remotas e pessoas vulneráveis e, ao mesmo tempo, oferece uma plataforma para intervir no debate público, independentemente do nível educacional das pessoas. Além disso, tem um papel forte e específico na comunicação de emergência e no socorro em desastres.

Sendo este último o tema para a celebração da data em 2016, as mensagens-chave que a UNESCO deseja passar são:

A liberdade de expressão e a segurança dos jornalistas devem ser “à prova de desastres”.
O rádio empodera os sobreviventes e as pessoas vulneráveis, cujo direito à privacidade deve ser respeitado.
O rádio tem impacto social e fornece acesso a informações. O direito à informação da população deve ser protegido.
O rádio salva vidas.
A acessibilidade imediata às radiofrequências é essencial para salvar vidas. Essas frequências devem ser protegidas em situações de emergência.