Quatro dias de festa e cerca de 75 mil visitantes. São os números do 2º Festival do Mangostin, realizado pela Prefeitura de Una, ao sul da Bahia. A iniciativa, que já entrou para o calendário de eventos do município, atraiu público com uma programação diversificada, marcada pela variedade de opções, assim como pelas atrações musicais que se revezaram nos palcos principal e alternativo, no centro da cidade.

De acordo com a secretária municipal de Turismo, Thais Gavazza, com essa segunda edição, o festival se consolida como uma forma de impulsionar a cultura do mangostin e divulgar seu sabor exótico e benefícios à saúde. “É uma festa que ganhou proporções maiores que na última edição. Aprendemos com a primeira, buscamos parceiros e, agora, temos um evento bem formatado, que atrai público e dá a oportunidade de fechar negócios”.

Nos pavilhões do festival, 46 estandes e barracas foram montados com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae). Quem caminhou pelo espaço pôde degustar o fruto que dá nome ao festival em diversas utilizações, como suco, sorvete e até cocada. Visitas às fazendas de mangostin também fizeram parte da programação.

O público ainda teve à disposição praça de alimentação, barracas da econômica criativa, que expuseram peças diversas de artesanato feitas com material reciclável, além da culinária oriental, difundida pela colônia japonesa presente à região desde o século passado.

Shows – Um dos pontos altos do 2º Festival do Mangostin foi a presença de artistas de renome, regional e nacionalmente, que se apresentaram no palco montado na Avenida Barão do Rio Branco, no circuito da festa. As apresentações percorreram desde o estilo gospel até o sertanejo, passado pelo arrocha e o forró.

Na quarta-feira, dia 3, se apresentou o cantor gospel Samuel Mariano atraindo um público evangélico fiel, que cantou música a música. A pastora Andreia Grigório, que também se apresentou na noite, contou que essa é uma forma de de a comunidade evangélica de Una adorar a Deus e agradeceu a dedicação de uma noite para essa vertente musical.

Já na sexta-feira, a festa ficou por conta da dupla sertaneja Simone e Simaria. Mesmo marcado para começar à meia noite, o público não arredou o pé do circuito e esperou para ver a apresentação, ao som de sucessos como “Meu violão e nosso cachorro”, “Quando o mel é bom”, e “Não vou mais atrás de você”. A programação musical seguiu até o domingo, dia 7. Se apresentaram Sinho Ferrary, Kaio Oliveira e a dupla Taiane e Tainá.

O evento é uma realização da Prefeitura de Una, através da Secretaria de Turismo, com apoio e parceria da Associação de Produtores de Mangostin, Associação de Apicultores, Sebrae, Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (Ceplac), TV Santa Cruz, Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa), Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur), Companhia de Desenvolvimento de Ação Regional (CAR), Federação de Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Instituto Federal Baiano (IFBaiano) e Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR).