Comemora-se, no Brasil, o dia do radialista. Que seria de nós sem aquela voz, que nos transmite tantas emoções: ora nos faz rir, ora nos faz chorar. É aquela voz que nos acorda e prepara para um novo dia, é a voz que nos adormece e faz sonhar. É o radialista que interage conosco, nos informa, nos anima, nos sacode, nos adverte, nos diverte, nos chama pra vida!

RÁDIO, o meio de comunicação de maior alcance no país.
História. Em 1893 o padre, cientista e engenheiro gaúcho Roberto Landell de Moura testa a primeira transmissão de fala por ondas eletromagnéticas, sem fio. Graças a ele, a Marinha brasileira realizou, em 01 de março de 1905, diversos testes de mensagens telegráficas no encouraçado Aquidaban.

Todavia, o Primeiro Mundo reconhece o cientista Guglielmo Marconi como o “descobridor do rádio”. Marconi, natural de Bolonha, Itália, realizou em 1895 testes de transmissão de sinais sem fio pela distância de 400 metros e depois pela distância de dois quilômetros. Ele também descobriu o princípio do funcionamento da antena. Em 1896 Marconi adquiriu a patente da invenção do rádio, enquanto Landell só conseguiria obter para si a patente em 1900.
Marconi, em 1899, concebeu a radiotelegrafia através de uma mensagem de socorro transmitida pelo Atlântico. Nesse evento se populariza a sigla S. O. S. – save our souls, “salvem nossas almas” em português -, em todo o mundo, mesmo em países que não falam a língua inglesa que concebeu a sigla.

Essa polêmica da invenção do rádio se compara à da invenção do avião, no início do século XX, em que o Primeiro Mundo credita aos irmãos Wright, dos EUA, a invenção do veículo aéreo, embora tenha sido o mineiro Alberto Santos Dumont seu pioneiro (os irmãos Wright não registraram imagens de suas experiências de vôo, enquanto Dumont realizou testes com seu 14-Bis diante de multidões em Paris, França, em 1906).

Outra polêmica envolve o surgimento da primeira emissora de rádio no Brasil. Oficialmente se credita à Rádio Sociedade do Rio de Janeiro (hoje Rádio MEC), do então Distrito Federal (Rio de Janeiro), o pioneirismo, em 1923. Mas a Rádio Clube de Pernambuco (até hoje no ar e que chegou a ser propriedade de Assis Chateaubriand, a exemplo da Super Rádio Tupi, de Recife, quatro anos antes já realizou suas primeiras transmissões radiofônicas).
Em 1922, em caráter experimental, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, que não havia sido inaugurada ainda, transmitiu, em razão dos 100 anos da Independência do Brasil em 07 de setembro, o discurso do então Presidente da República, Epitácio Pessoa.

O idealizador da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro foi Edgard Roquete Pinto, considerado o “pai do rádio brasileiro”. Mesmo não sendo exatamente o pioneiro, considerando a Rádio Clube de Pernambuco como a primeira rádio do país, Roquete Pinto teve sua prestigiada importância histórica em prol da comunicação e educação no rádio. Em homenagem a ele, foi criada uma fundação com o seu nome, que existe até hoje.

Radiodifusão Ilheense:

Existem na cidade de Ilhéus três emissoras AM: Rádio Cultura de Ilhéus, fundada em 08/01/1950 por Alceu Nunes (Hoje pertence ao grupo Record); Rádio Santa Cruz, fundada em 12/12/1959 por Osvaldo Bernardes (Hoje pertence a um grupo de sócios); Rádio Bahiana de Ilhéus, fundada em 10/02/1961 por Robert Assef (Hoje pertence a um grupo de sócios). Existem também duas emissoras convencionais de Frequência Modulada: FM Cidade Ilhéus, fundada em 17/03/1986 por Roy Cox (Pertence também ao grupo Record) e a FM Gabriela, fundada em 28/06/1993 por Valderico Reis (Hoje dirigida por seu filho, Valderico Jr.). Em 2003 foi fundada a rádio comunitária, FM Conquista, pertencente à Associação Comunitária de Ilhéus.

SINDICATO:

O Sindicato dos Radialistas de Ilhéus, STERT-I, foi fundado em 1989 e, hoje graças à nova diretoria e a linha de trabalho implantada pelo atual presidente, Elias Reis, muitas ações concretas vem sendo realizadas, principalmente no quesito moralidade da entidade e dignidade dos seus associados. Em pouco tempo de gestão inúmeras ações foram colocadas em prática em prol da categoria. O Sindicato hoje é referência para toda a Bahia. O dinamismo da nova diretoria e colaboradores fechou parcerias com a FACULDADE DE ILHÉUS, UESC, IBEC, UFRJ, ABI, ACADEMIA DE LETRAS DE ILHÉUS, Polícia Federal, Ministério do Trabalho e Ministério Público do Trabalho; Criou o Projeto 5ª do Rádio; Conseguiu renomear alguns logradouros públicos, Praça do Radialista e Rua e travessa Radialista Evaldo Tabajara. Tramita na Câmara projeto que intitula a Avenida Radialista Toni Neto (atual Av. Ubaitaba, na Barra). O Sindicato vem realizando cursos e seminários; O Sindicato como membro do Concidade e Comitê contra a Pedofilia; Conseguiu a instalação do Comitê de Imprensa no interior da Câmara Municipal de Ilhéus (o 1º da Bahia); Instituiu novas credenciais padronizadas para os radialistas associados; Vem viabilizando Emenda à Lei do Orçamento da Prefeitura Municipal de Ilhéus; Filiou oficialmente a entidade à Força Sindical e a Federação Nacional dos Radialistas; Assinou convênios de Gás, Farmácia e assistência jurídica para beneficiar os seus associados; Conseguiu o Título de Utilidade Pública Municipal para o Sindicato dos Radialistas de Ilhéus e tantas outras ações importantes no campo do direito trabalhista. Para os meses seguintes já estão fechados alguns eventos, a exemplo do Curso Básico de Inglês para locutores; Seminário sobre ética no Rádio; Seminário sobre Política Sindical; Mega seminário em março/2016 em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz e CESUPI, e dando continuidade a qualificação dos profissionais ilheenses, haverá ainda um curso sobre legislação trabalhista e previdenciária, bem como um Congresso Municipal sobre “O funcionamento do Poder Legislativo”, em parceria com a União dos Vereadores da Bahia. O Sindicato dos Radialistas, hoje, é uma entidade atuante nas ações de interesse dos profissionais ilheenses, bem como presente nos movimentos sociais que luta pela qualidade de vida dos munícipes, preocupando-se com o desenvolvimento da cidade. “O presidente do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus, Elias Reis, moralizou a entidade, repaginou a imagem da categoria e hoje os radialistas são respeitados”, pontua Nair Goulart, Presidenta da Força Sindical, Bahia.

O rádio ainda é o meio de comunicação de maior alcance no país: 91% da população sintonizam alguma emissora pelo menos uma vez por semana. Os aparelhos de rádio estão presentes em 50 milhões de domicílios, cálculos que exclui os portáteis (walkman) e aqueles instalados nos automóveis, sem contar os celulares-rádios. O Brasil, segundo o IBGE, possui quase 10 mil emissoras comerciais de rádio, sendo 7.000 de amplitude modulada (AM) e 3.000 de frequência modulada (FM).

Além de maior meio de comunicação social, o rádio é considerado o mais vendido eletrodoméstico do país. Em recentes projetos de pesquisas de docentes do Curso de Comunicação Social da Uesc, em alguns distritos da zona rural de Ilhéus, constatou-se que em muitas residências não se tinha televisão, geladeira ou mesmo um fogão a gás. Mas, se tinha um radinho à pilha. O cidadão estava sempre se informando, ouvindo alguma emissora de Ilhéus. Teve casos de o sujeito dizer: “Aqui em casa pode faltar até o dinheiro da carne, mas, da pilha nunca falta”.

Todos os moradores do interior, hoje, conhecem o Prefeito, os secretários, os vereadores, sabem qual o partido que pertencem, sabem quem apoia quem, o que fazem e o que deixam de fazer. A maioria do pessoal do interior, apesar do advento da televisão, não conhece por que viram, mas, por que ouvem as emissoras da cidade de Ilhéus.

O homem do campo continua fiel ao seu velho e inseparável radinho. Em projeto de pesquisa realizado na zona rural de Pernambuco, a pilha de rádio é o segundo item da lista de compras do homem do campo. Só perde para a farinha.

Texto de DINO ROCHA, secretário Geral do STERT-Ilhéus, novembro/2015.