A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que, a partir desta sexta-feira (25 de novembro), voltará a distribuir água diariamente e em volumes suficientes para o abastecimento de todos os bairros das regiões central e norte de Ilhéus atendidos pela barragem do Iguape, principal manancial para abastecimento humano do município.
A volta do regime de chuvas, somada aos prognósticos de novas precipitações que garantem a segurança hídrica da barragem nos próximos meses, também vai possibilitar a desativação dos 23 reservatórios comunitários situados em pontos mais distantes da rede distribuidora.
Moradores de localidades como Salobrinho, Aritaguá, Sambaituba e de condomínios residenciais do programa Minha Casa Minha Vida, entre outros, voltarão a receber água normalmente por meio da rede distribuidora. Caso o usuário não esteja recebendo água, deve informar pelo telefone 0800 0555 195 ou na Loja de Atendimento, situada na rua Almirante Aurelino Linhares, s/n – Centro.
O trabalho continua
Estão em andamento estudos para aumentar a capacidade de acumulação de água da Barragem do Iguape com a instalação de fusigates (equipamentos que possibilitam o incremento de volume em barragens), que podem ampliar em cerca de um metro o espelho d’água do manancial. A barragem do rio Santana, que não foi afetada pela estiagem que atingiu a região durante mais de um ano, também é uma alternativa a ser considerada nos planos de investimento futuros.
“Pelo alto nível de preservação do manancial e de seu entorno e pelo potencial que apresenta em relação à capacidade de carga, é possível que, nos próximos anos, a barragem do Rio Santana passe a ser o principal manancial para abastecimento de Ilhéus. Vale frisar que outras variáveis interferem nessa decisão, mas o importante é que ações sejam desenvolvidas em médio e longo prazo para que novas alterações climáticas não produzam efeitos tão expressivos em Ilhéus”, informou o gerente regional da Embasa, Danilo Gomes.
Também continuam em andamento ações do programa “Com + Água”, que promove a eficientização dos sistemas de abastecimento, diminui as perdas físicas de água na rede e coíbe fraudes como ligações clandestinas. “Tudo isso e a conscientização da população, que deve ficar atenta ao consumo de água e evitar o desperdício, são fundamentais para garantir o conforto hídrico que Ilhéus tinha antes da estiagem”, complementou o gerente.