Já se encontram abertas as inscrições para o curso, em nível de pós-graduação, em Gestão de Negócios em Cacau e Chocolate que está sendo oferecido pela Faculdade de Ilhéus em convênio com o Instituto Cabruca. O prazo de inscrições ficará aberto até o próximo dia 16 de janeiro, na secretaria acadêmica da Faculdade.
Os interessados devem apresentar, no ato de inscrição, o comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de 50 reais, Curriculum Vitae atualizado, cópia do diploma de graduação e do Histórico Escolar de graduação, cópia da Carteira de Identidade e do CPF e uma foto 3×4. Logo após o período de inscrições, haverá o processo seletivo através da análise de curriculum e entrevista do candidato. O período de matrícula será no período 1 a 17 de fevereiro de 2016.

Sob a coordenação da professora Adriana Reis, a missão do curso é profissionalizar em Gestão e Empreendedorismo em Negócios de Cacau e Chocolate. Ela explica ainda que o curso vai passar por toda a cadeia do cacau, tanto a parte de processo e tecnologia do chocolate, quanto a parte do cacau, de beneficiamento, processamento das amêndoas e do chocolate, bem como a parte de gestão e empreendedorismo.

Pode participar da especialização qualquer pessoa interessada em cacau e chocolate que tenha graduação. A carga horária é de 380 horas/aula, em 18 meses, com aulas mensais num final de semana (sexta e sábado e, às vezes, domingo). O investimento é de 17 parcelas de R$ 510,00.

As disciplinas do curso são História do Cacau e Chocolate; Cadeia Produtiva do Cacau e Chocolate no Brasil; Sistemas de Produção de Cacau no Brasil; Pré-Processamento de Cacau; Microbiologia do Cacau e do Chocolate; Qualidade de Cacau; Processamento do Cacau; Introdução a Chocolataria; Produção de Chocolates e Derivados; Operações no Processamento de Chocolate; Práticas de Produção de Chocolate; Higiene e Legislação Aplicada a Chocolate; Tecnologia do Processamento de Chocolate; Turismo e Chocolataria I; Aplicações em Chocolataria I; Características Físico–Químicas do Chocolate; Análise Sensorial do Chocolate; Aspectos Nutricionais e Funcionais do Cacau e do Chocolate; Embalagens, Conservação e Rotulagem de Alimentos; Práticas de Produção de Massa de Cacau e Chocolate; Metodologia da Pesquisa; Aplicações em Chocolataria II; Agronegócios e Empreendedorismo Marketing e Inovação; Finanças; Contabilidade e Custos; Tendências da Chocolataria; Gestão de Pessoas; Gestão de Produção e Qualidade; e Turismo e Chocolataria II.