Tudo organizado e preparado para o torneio de abertura do 1º Copão Feminino de Futebol de Areia do Bairro Hernani Sá, zona sul da cidade de Ilhéus. O torneio de abertura acontece próximo domingo, dia 23 de dezembro, nos campos de areia dos Caminhos 42/43 do Bairro. O início está previsto para o turno matutino, já a partir das 9 (nove) horas.

TAXA DE INSCRIÇÃO PARA O TORNEIO DE ABERTURA: R$ 50,00 (Cinquenta reais), por equipe

PREMIAÇÃO PARA A EQUIPE CAMPEÃ DO TORNEIO: Troféu, medalhas e 5 (cinco) caixas de cerveja Litrão.

As regras do torneio e copão serão as mesmas aplicadas em eventos oficiais da Confederação de Beach Soccer do Brasil.

Ver a imagem de origem

A Confederação de Beach Soccer do Brasil (CBSB) foi fundada em 1998 como Confederação Brasileira de Beach Soccer por três federações estaduais a fim de se adequar à legislação brasileira (Lei Pelé). Atualmente conta com 12 federações filiadas. A atual CBSB é responsável pela administração da Seleção Brasileira de Futebol de Areia e a organização dos torneios nacionais. É a entidade máxima de regulação e organização do futebol de areia no Brasil, atuando conjuntamente com a Confederação Brasileira de Futebol.

INFORMAÇÕES: 9 9115-2586 e 9 8857 0102

REALIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO: GRAZIELLE, GUTO E ALEX LIMA

Ver a imagem de origem

Entenda um pouco das regras do futebol jogado na areia:

O esporte, conhecido também comobeach soccer e futebol de praia, nasceu inspirado no jogo de campo, sendo jogado nas praias do Brasil durante décadas. Em 1992, nos Estados Unidos, foram criadas as primeiras regras globais que deram formato aos torneios e campeonatos.

Mas o esporte sempre teve o Brasil como sua maior referência, sendo que o primeiro campeonato mundial ocorreu em Copacabana, no Rio de Janeiro, em 1995. A seleção brasileira já venceu quatro títulos desde que o campeonato passou a ser organizado pela Fifa, em 2005, mas anteriormente já havia conquistado 9 dos 10 mundiais disputados. Os dois últimos torneios, no entanto, foram vencidos pela Rússia, em 2011 e 2013.

Regras diferentes

A diferença em relação ao futebol praticado no campo começa com o número de jogadores. Na areia, as equipes jogam com cinco atletas de cada lado, quatro na linha e um goleiro, similar ao futsal. O número de substituições também é ilimitado, sendo permitidas alterações no time durante todo o jogo.

Com a bola rolando na areia, não há empate. Caso a partida termine com o placar igual no tempo normal, a prorrogação de três minutos é imediata. Se persistir o empate, o jogo é definido nos pênaltis. Essa disputa também é diferente do futebol: são três cobranças para cada equipe e, se mesmo assim continuar o placar igual, ocorre os chutes alternados.

Tempo de jogo

A duração das partidas também é distinta. Enquanto o futebol tradicional é jogado em dois tempos de 45 minutos, o beach soccer tem três tempos de 12 minutos. A marcação do tempo também é diferente. Cada vez que a bola sai para a lateral, é marcada uma falta ou ocorre um gol, o cronometro é paralisado, similar ao basquete. Cada intervalo tem a duração de apenas três minutos, diferente dos 15 do futebol.

Na areia, dois árbitros apitam as partidas. As advertências aos jogadores também tem uma diferença. Os atletas expulsos podem ser substituídos, seja por dois cartões amarelos ou um vermelho, mas só depois de dois minutos ou se sua equipe sofrer um gol antes deste período. Outro ponto distinto é que não existe barreira nas cobranças de falta.

Curiosidades

A bola no beach soccer é mais leve que o futebol de campo. A bola só pode ser recuada para o goleiro se um adversário tiver tocado nela. Na areia, as faltas e penalidades devem sempre ser cobradas por quem sofreu a infração, ao menos que o jogador tenha se machucado.  Laterais e escanteios podem ser batidos com pés ou com as mãos, só não é válido marcar gol direto da cobrança.

OBS. Alguns quesitos das regras poderão ser acordados antes do início do torneio. Os casos omissos serão decididos pelos organizadores do evento.

 

APOIO:

 

 

Jornal do Radialista

Resultado de imagem para RADIALISTA ELIAS REIS, ILHEUS

Elias Reis

Editor do portal: www.jornaldoradialista.com.br

RADIALISTA SRTE/BA 6089

JORNALISTA SRTE/BA 5935

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE IMPRENSA/ABI 1821