A decisão do Superior Tribunal Federal (STF) sobre o recebimento da denúncia do senador Aécio Neves (PSDB) deve sair nesta terça-feira, 17. Caso a decisão seja favorável à denúncia, Aécio vai se tornar réu por corrupção e obstrução de Justiça. A sessão está marcada para as 14h, mas não será transmitida pela TV Justiça.

Os cinco ministros da Primeira Turma é que vão tomar a decisão: Marco Aurélio Mello (relator do caso), Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Alexandre de Moraes e Rosa Weber. Se aceita a denúncia, o senador mineiro passa a responder processo penal na condição de réu, podendo contestar a acusação com novas provas. Ele só pode ser considerado culpado ou inocente ao final da ação, em julgamento a ser realizado pela mesma Primeira Turma.

Em junho do ano passado, Aécio foi condenado em denúncia da PGR por pedir propina de R$ 2 milhões ao empresário Joesley Batista em troca de favores políticos. Ele também é acusado de tentar atrapalhar o andamento da Operação Lava Jato.

A irmã de Aécio, André Neves, o primo, Frederico Pacheco, e o ex-assessor parlamentar Mendherson Souza Lima, do senador Zezé Perrela (MDB), também são acusados pela PGR. André Neves é acusada de ter pedido o dinheiro a Joesley, enquanto Frederico e Mendherson teriam recebido e guardado quatro parcelas de R$ 500 mil em dinheiro.