Um novo fardamento, uma nova viatura para o patrulhamento, fiscalização e ordenamento do trânsito, o Planejamento Operacional Padrão (POP) e a autarquia de Trânsito e Mobilidade. As conquistas foram celebradas pelos agentes de Trânsito de Ilhéus, na manhã desta sexta-feira (9), durante solenidade ocorrida no auditório do Centro Administrativo. Participaram do ato o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, e o vice José Nazal Soub, acompanhados do diretor de Trânsito, Gilson Nascimento, secretários, autoridades e vereadores.

Apresentação do Novo Fardamento da Sutrans e Assinatura da Lei de Autarquia. Foto - Clodoaldo Ribeiro

Presentes, os secretários municipais, Gil Gomes (Governo); Hélio Ricardo (Comunicação); Sérgio Souza (Relações Institucionais); Procurador Geral do município, Jeferson Domingues; representante da 68ª CIPM, subtenente Ricardo Alves; presidente do Sindatran/BA, Valério Bonfim; promotor de Justiça (MPE), Paulo Eduardo Sampaio; diretor da 13ª Ciretran, José Rodrigues Nascimento; vereadores Jerbson Morais, Paulo Carqueja, Tarcísio Paixão, Makrisi Sá, Ery Bar, Pastor Matos e Nerival Reis, além dos  agentes de trânsito municipais.

Apresentação do Novo Fardamento da Sutrans e Assinatura da Lei de Autarquia. Foto - Clodoaldo Ribeiro

Realizações – Além do novo fardamento apresentado, foi entregue o documento denominado Procedimento Operacional Padrão (POP), que contribui para a melhoria do serviço disciplinar dos agentes. O prefeito sancionou a lei do Executivo Municipal que transforma a atual diretoria de Transporte e Trânsito em Autarquia de Trânsito e Mobilidade, reivindicação antiga da categoria. Foi entregue também uma nova viatura que ajudará a dar mobilidade, fiscalização e ordenamento do trânsito municipal.

O prefeito lembrou do compromisso estabelecido durante sua campanha e que agora se tornou realidade. “Reafirmo que estamos valorizando o maior patrimônio de Ilhéus. Estes avanços marcam o resultado de anos de luta, mas, os últimos resultados foram alcançados através do diálogo. Os recursos agora serão geridos pela autarquia, o que significa que haverá uma melhora expressiva no trânsito, na mobilidade e na categoria”, salienta.

Valorização do servidor – Por sua vez, o diretor de Trânsito, Gilson Nascimento, destacou o esforço da atual gestão em promover os ajustes necessários para obter o êxito esperado. Gilson pontuou que, “no início, muitos desacreditavam que atual gestão garantiria as melhorias e promoveria a valorização do servidor público, e afirmou que “esse processo durou doze anos, sem nenhum avanço. Hoje, a categoria comemora todos esses benefícios que farão de Ilhéus uma cidade melhor de se viver”.

Já com o novo fardamento, a agente de Trânsito, Risoleta Supino, destaca que depois de uma década, presencia a concretização de um sonho. “Agora temos um visual no padrão nacional, o que nos qualifica e valoriza ainda mais. Acredito que, com a autarquia, teremos mais investimentos e daremos maior visibilidade ao Município. É claro que temos aí muita coisa para organizar, mas já é um grande começo e um grande avanço”, comemora.