Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (1) pelo DataPoder360 mostra que, sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa eleitoral, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) é quem lidera a preferência do eleitorado para a presidência.

De acordo com o levantamento, que ouviu três mil pessoas por telefone entre os dias 25 e 28 de julho, o parlamentar tem 20% das intenções de voto, mas enfrenta rejeição de 65% dos brasileiros.

Depois de Bolsonaro, vêm Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB), com 13% e 9% das intenções de voto, respectivamente.

Apesar de Bolsonaro se manter na liderança, a taxa de intenções de voto no deputado federal do PSL oscilou para baixo nos últimos meses. Na sondagem realizada em maio, por exemplo, ele tinha 25%.

O DataPoder360 destaca que o principal concorrente de Bolsonaro hoje é Alckmin (PSDB), que, desde maio, somou 1 ponto percentual por mês à sua taxa de intenções de voto. Em maio, o tucano tinha 7%. Passou a 8% em junho e foi a 9% em julho.

Uma pesquisa divulgada ontem pelo Paraná Pesquisas mostra um cenário diferente. Segundo o Instituto, Marina Silva e Ciro Gomes, tecnicamente empatados em segundo lugar, disputariam uma vaga para o segundo turno numa disputa contra Bolsonaro.