O governador da Bahia, Rui Costa (PT), teve ontem sua estreia nas comemorações do 2 de Julho desde que foi eleito. Sem a presença de militantes petistas, Rui seguiu em seu cortejo acompanhado, basicamente, por secretários estaduais e servidores públicos.  Ao contrário de anos anteriores, a comitiva do governo teve maior dispersão e pouca presença de lideranças de partidos da base. O vice-governador, João Leão (PP), não participou do evento, assim como os senadores Otto Alencar (PSD) e Walter Pinheiro (PT).

Os aliados políticos que foram ao desfile ficaram distante da comitiva do petista. O presidente da Assembleia, deputado estadual Marcelo Nilo (PDT), por exemplo, não acompanhou o governador no desfile. Grande parte dos integrantes do alto escalão do governo também seguiu mais distante de Rui. Já a senadora Lídice da Mata (PSB) esteve próxima ao governador em metade do percurso. Com o movimento intenso em volta do prefeito ACM Neto,  a comitiva de Rui, que vinha atrás, ultrapassou a do democrata, o que causou empurra-empurra, mas sem confrontos. Em parte do trajeto, completado em cerca de duas horas, Rui recebeu saudações e aplausos, mas foi alvo de vaias na Lapinha e na Soledade.

Parte das manifestações ocorridas durante sua passagem era dirigida ao esquema de corrupção descoberto pela Operação Lava Jato e ao ajuste fiscal.  Entre banhos de folha oferecidos por adeptos do candomblé, Rui foi ao encontro de pessoas que estavam nas calçadas. Trocou abraços e posou para fotos. “É a data que simboliza a raça, a coragem, o desejo de liberdade do povo baiano. Eu espero que essa data ganhe um reconhecimento nacional em breve”, declarou. Lado a lado com ele, estavam os secretários Nestor Duarte Neto (Administração Penitenciária) e Eugênio Spengler (Meio Ambiente).

No início da tarde, Rui foi homenageado pela Marinha, no 2º Distrito Naval, com a condecoração do Grau de Grande Oficial do Quadro Suplementar da Ordem do Mérito Naval. Depois, seguiu para as atividades finais da festa, no Campo Grande.