Os alunos da Apae de Ilhéus receberam uma visita de 58 crianças na faixa de 8 anos, do 3° ano do Ensino Fundamental do Colégio Piedade, na Escola Flor do Cacau. O encontro foi promovido com fundamento no respeito à pessoa humana com todas as suas diferenças, pelo tema “a construção da cidadania e os direitos humanos”, e contou com doações de garrafas para água e animada aula de zumba.

A Coordenadora do Ciclo da Infância do Colégio Piedade, Lucília Borges Sampaio Santana, afirma que o encontro foi um sucesso. A ideia decorreu de uma conversa sobre o respeito e a valorização das pessoas com necessidades especiais. “Queríamos que as crianças vivenciassem essa integração com pessoas que, aos nossos olhos, são diferentes, mas que tem os mesmos direitos humanos e de cidadão como todos nós”, explicou. A visita foi motivada pela valorização da vida, e a percepção de que independentemente de qualquer dificuldade, todos são pessoas humanas com características diferentes, mas sentimentos iguais.

A professora Lucília confessou que “havia um receio nosso, inclusive pela direção, se as crianças compreenderiam e se comportariam diante dessas diferenças. Trabalhamos em sala e, para nossa alegria, o encontro foi um sucesso. As nossas crianças compreenderam a mensagem e aprenderam muito com essa visita”, aprendizado demonstrado com a realização do registro de lindos depoimentos sobre esse encontro, como afirmou a professora.

A diretora geral e pedagógica da Apae de Ilhéus, Vitória Penalva, agradeceu a visita, as doações e afirmou que “a visita foi muito linda. Para nós da Apae de Ilhéus é uma grande alegria receber os alunos e as pessoas com o propósito humano, na verdadeira vivência da humanidade de que todos nós precisamos, de amor, carinho, respeito e solidariedade. Que venham sempre. A Apae está de portas abertas”.