Trinta crianças que estudam no Colégio Estadual Cristina Batista, em Porto Seguro, apresentaram reação alérgica na sexta-feira, 22 de agosto, após tomarem o medicamento Albendazol, durante a Campanha Nacional de Hanseníase e Geohelmintíases. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que os alunos foram atendidos inicialmente pelo Samu e encaminhados ao Hospital Municipal. “Eles receberam alta sem maiores complicações e serão acompanhadas no domicílio pelas equipes da Estratégia Saúde da Família.”

De acordo com a nota, o medicamento dado às crianças é em forma de comprimidos mastigáveis e tem prazo de validade de setembro de 2018. “A equipe da Secretaria de Saúde compareceu ao colégio para esclarecimentos aos pais presentes e professores. Na oportunidade, a Vigilância em Saúde recolheu amostras da medicação administrada, coletou amostras de água e alimentos da merenda escolar fornecidas aos alunos após administração do medicamento, e foram encaminhadas para análise ao Laboratório Central em Salvador”, informou.

A campanha de combate às verminoses foi suspensa temporariamente até que saiam os resultados das análises das amostras enviadas. Todos os lotes fornecidos pelo Ministério da Saúde para a campanha foram recolhidos.

Campanha

A campanha nacional de combate à hanseníase e verminose nas escolas de Porto Seguro teve início no dia 1º de agosto. A ação abrange 103 escolas do município e beneficiará mais de 23 mil alunos.

No dia 15 de agosto as equipes de saúde da família iniciaram a administração do medicamento nas escolas Chico Mendes, José de Anchieta, Manoel Carneiro, Corujinha e Tio Patinhas sem registro de problemas, conforme a nota.