No último sábado (1º), Ilhéus recebeu o mutirão do Dezembro Laranja – iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que tem como objetivo alertar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, o mais comum no país. Pelo quinto ano consecutivo, o posto de atendimento na cidade continuou na clínica AMO – Assistência Multidisciplinar em Oncologia.

Das 8h às 13h, ilheenses e pessoas de outras localidades chegavam para participar do mutirão. Alguns já haviam comparecido em anos anteriores, outros pela primeira vez, como a senhora Sandra Perelo que definiu seu atendimento como super profissional e atencioso, por parte dos dermatologistas voluntários do Dezembro Laranja. “Recebi as orientações que a doutora passou e já sei o que fazer com minha saúde daqui pra frente”, disse Sandra.

O sr. Laércio Vieira, de 56 anos, declarou que fica mais preocupado com o câncer de próstata, e sempre tenta aproveitar as campanhas do novembro azul, porém aproveitou o Dezembro Laranja para cuidar da pele. “O atendimento foi ótimo, a médica fez a solicitação para eu ir a um dermatologista no posto, e a partir de agora, vou me cuidar”, relatou Laércio.

De acordo com a dermatologista Thaís Saback, coordenadora local da campanha, “este ano, contamos com a colaboração de 6 dermatologistas voluntários, e foram realizados 40 atendimentos gratuitos. Muitos relataram o hábito de exposição solar sem proteção, alguns possuem casos de câncer de pele na família. Interessante foi ver pacientes que foram diagnosticados nas campanhas anteriores, retornando para o acompanhamento. Os casos suspeitos foram encaminhados para os serviços de referência, para a realização das biópsias e cirurgias”.