No dia 28 de junho, Ilhéus completará 485 anos de fundação e 138 de elevação à categoria de cidade. Para celebrar o aniversário, a prefeitura propôs uma programação diferenciada, com inaugurações que irão beneficiar áreas consideradas prioritárias da atual gestão: infraestrutura, saúde e educação. Não podia ficar de fora o “Viva Ilhéus”, evento de cultura e lazer que passou a integrar o calendário das comemorações alusivas ao Dia da Cidade.

No próximo dia 14, às 16 horas, o prefeito Mário Alexandre reinaugura a Escola Municipal do Iguape, totalmente reformada. Localizada em uma região bastante populosa da zona norte, a escola atende os moradores do bairro e entorno. Durante anos, a comunidade sofria com a falta de manutenção da escola. “Ela funcionava, mas estava fora das condições ideias”, lembram as mães de alunos da escola.

Já no dia 16, às 10 horas, a comunidade do distrito de Sambaituba, irá receber da gestão municipal, a Segunda Travessa da Rua da Linha, totalmente requalificada. A população reclamava bastante, mas o governo municipal resolveu o problema da via com calçamento à paralelos e construção de passeios. A obra passa a dar mais dignidade e segurança aos moradores.

Mais entregas – No dia 19, às 10 horas, prefeito e comitiva vão até a Central de Abastecimento, no Malhado, para entregar uma Sala Médica, em parceria com o Sesc. O espaço vai abrigar uma equipe de saúde para atendimento médico e odontológico. A Central tem papel na geração de emprego e renda, por concentrar a comercialização de hortaliças, frutas, leguminosas, raízes e muitos outros.

No mesmo dia (19), às 17 horas, inauguração do Mirante Alto Formoso, no bairro da Conquista. No passado, o que deveria ser uma atração, era utilizado como depósito de resíduos e entulhos. O mirante tem uma vista panorâmica da Baía do Pontal, que abrange o centro e parte da zona sul, atraindo centenas de turistas e nativos, principalmente à noite. É considerada a vista mais bonita de Ilhéus.

A Escola do Amor – No dia 27, véspera do Dia da Cidade, às 11 horas, o prefeito e sua equipe de trabalho, entregam à população no bairro rural do Japu, a Escola de Piaçaveira, que no passado representou a imagem do desrespeito com a Educação em Ilhéus. Agora, a nova Sala Nucleada tem o nome de “Escola do Amor e da Alegria”.

Na noite do mesmo dia (27), população ilheense e visitantes celebram o aniversário da Terra de Jorge Amado e da Gabriela, com a abertura oficial do Viva Ilhéus 2019, a partir das 21 horas, na Avenida Soares Lopes. O evento, que é uma marca da gestão municipal, resgata as tradições juninas e movimenta o turismo e a economia local.

Na sexta-feira (28), às 8 horas, acontece o tradicional hasteamento de bandeiras, na Praça Dom Eduardo, no centro, seguida de missa solene, às 8h30min, na Catedral de São Sebastião. O ato matinal é acompanhado por autoridades políticas, religiosas, militares e população, que acompanhará ainda a alvorada festiva.

Ainda na sexta-feira (28), às 11 horas, a comitiva segue sentido zona sul para inaugurar a nova Orla Sul. O projeto recebeu obras de drenagem, pavimentação, construção de passeios, ciclovia e paisagismo. Para dar mais conforto e segurança para moradores, turistas e comerciantes, o local recebeu equipamentos de acessibilidade e um moderno sistema de iluminação.

Já por volta das 15 horas, os moradores da Avenida Princesa Isabel, no centro, recebem da Prefeitura, a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Almiro Vinhaes. E às 16 horas, o prefeito preside a solenidade de inauguração do Posto de Saúde da Avenida Esperança, na zona oeste. Esses equipamentos foram totalmente reconstruídos para dar mais eficiência ao atendimento prestado à comunidade.

E a partir das 17 horas, o chefe do executivo municipal homenageia personalidades com serviços relevantes em prol do desenvolvimento de Ilhéus com a outorga da comenda do mérito de São Jorge dos Ilhéos, e entrega o Título de Cidadão Ilheense. A cerimônia acontece no Teatro Municipal de Ilhéus.

Inaugurações já começaram – No calendário de inaugurações, a Prefeitura de Ilhéus já entregou à população a Unidade Básica de Saúde (UBS) Sarah Kubitschek, no bairro Malhado (Parque Infantil). A unidade foi totalmente reconstruída pela Município, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e marcou um momento histórico na história da saúde no município.