O trabalho dos policiais da Bahia na identificação de criminosos e localização de desaparecidos ganhou mais um reforço tecnológico. E o melhor é que qualquer cidadão, em qualquer lugar do estado, poderá colaborar com os agentes da segurança pública e de forma anônima. Chamado de Sistema de Informação para Proteção à Pessoa (SIPP), o aplicativo já vinha sendo utilizado pelos policiais para identificar, por meio de fotografias, procurados do Almanaque do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa – DHPP – e do Baralho dos Procurados pela SSP.

Após a atualização, o aplicativo foi liberado para acesso de qualquer pessoa, que pode denunciar criminosos procurados por assalto a banco, procurados pelo Departamento de Narcóticos – DENARC – e fugitivos no interior do Estado. O SIPP já está disponível para download gratuito nas principais lojas de aplicativos para smartphones. Para os usuários de Iphone pode ser baixado pelo navegador, digitando o endereço: http://app.vc/dhpp_ba.

“Foi criado um mecanismo que indexa as informações contidas em todas as abas do aplicativo, tornando a pesquisa mais célere”, enfatiza o idealizador do aplicativo e diretor do DHPP, delegado Jorge Figueiredo.

Ele também permite aos profissionais de instituições que trabalham com pessoas em situações de risco ou com doenças mentais, que pesquisem se há registro de desaparecimento. Caso haja o registro, as informações estarão no banco de dados do SIPP. Uma pesquisa realizada com o nome ou um apelido vai trazer informações com uma fotografia e telefones de familiares.

“Um idoso pode não lembrar onde mora, mas saber o próprio nome. Uma pesquisa com esse dado pode nos dizer quem está procurando por ele”, explica Figueiredo.

Apenas três funções disponíveis pelo SIPP permanecem restritas à utilização por profissionais da segurança pública – o Portal SSP (onde é possível consultar a ficha criminal e se há mandados de prisão em aberto), o Sicohnar, que reúne um banco de dados cruzando informações do DHPP e DENARC, e o Termômetro DHPP, onde constam estatísticas diárias sobre o registro de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), permitindo a identificação de áreas críticas e a aplicação de medidas operacionais.