A Superintendência Municipal de Trânsito de Ilhéus (Suttran), preocupada em garantir a segurança de estudantes que utilizam diariamente o transporte escolar particular no município, intensificará a fiscalização do serviço em frente às escolas. O órgão, vinculado à Secretaria de Infraestrutura, Transportes e Trânsito (Seintra), concedeu prazo para a renovação do alvará dos veículos, que expirou no dia 20 de janeiro último.

Após o período de vistoria dos carros que operam nesse sistema, a Suttran fará abordagens na porta das instituições de ensino locais a fim de verificar, entre outros, se os itens obrigatórios de segurança estão sendo cumpridos. O superintendente do órgão, Rogério Buralho, orienta aos pais ou responsáveis que antes de contratar a atividade exijam que os proprietários e condutores apresentem o alvará (selo) que atesta a legalidade da prestação do serviço.

Rogério Buralho acrescenta que os veículos vistoriados e devidamente aprovados já receberam o alvará, que fica estampado no para-brisa dianteiro do veículo, que também deve conter uma faixa amarela pintada com o nome ‘Escolar’. “Na última vistoria técnica, foram verificados o extintor de combate a incêndio, faróis, buzina, cadeiras apropriadas para crianças com idade abaixo de cinco anos, cinto de segurança, pneus e o estado de conservação do veículo”, informa.

O superintendente enfatiza que o motorista do veículo precisa portar carteira de habilitação na categoria D, e que os pais ou responsáveis devem observar a conduta do motorista ao volante, como outra questão de grande importância. Segundo Rogério Buralho, os pais ou responsáveis que optarem por esse tipo de serviço, em Ilhéus, podem consultar a regularidade dos permissionários e dos condutores dos veículos, na própria sede da Sutran, situada na Avenida Roberto Santos, 86, Bairro Esperança.