O benefício da aposentadoria pode ser bloqueado para cerca de 193 mil baianos, caso não provem que estão vivos ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Do total, quase 25 mil são residentes de Salvador.

A medida anual, chamada de “Prova de Vida”, busca manter os cadastros atualizados e evitar fraudes, tanto ao erário, como ao beneficiário. O prazo para a realização do procedimento terminaria no dia 31 de dezembro de 2017, mas um grande número de beneficiários não fizeram o recadastramento, e ele foi estendido até o dia 28 de fevereiro deste ano. Aqueles que não fizerem a comprovação de vida, terão o pagamento do benefício interrompido.

Para realizar o procedimento, o beneficiário deve ir ao banco em que a aposentadoria é depositada e apresentar um documento de identificação com foto. Todos aqueles que recebem seus pagamentos por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético devem realizar a comprovação de vida. Não é necessário ir à agência da Previdência Social. A Bahia é o 5º estado com mais atualizações pendentes.