Um incêndio atinge três localidades na Área de Proteção Ambiental (APA) Lagoa Encantada, no sul da Bahia. Os focos de incêndio são preocupantes, de acordo com o relato do tenente coronel do Corpo de Bombeiros da região, Joelson Rezende Gondin, neste sábado (5).

A área fica numa distância de cerca de 14 km de Ilhéus e a cerca de 5 km uma das outras. De acordo com o Eugênio Spengler, Secretário do Meio Ambiente da Bahia, ainda não há dados de quantos hectares o fogo já atingiu. O secretário também citou a suspeita de que o fogo tenha sido “provocado”, mas destaca que ainda não tem confirmação do caso.

“Os focos são preocupantes porque têm o prejuízo ambiental. […] Cerca de 30 bombeiros estão trabalhando até que haja extinção de todos os focos”, relatou o tenente Rezende.

Na última sexta-feira (4), os bombeiros começaram a fazer um monitoramento da área com um drone. Spengler disse que a região está muito seca, mas que os bombeiros e técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) acompanham a situação.