Por solicitação do deputado estadual, José de Arimateia (PRB-BA), a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), irá realizar nesta quinta-feira (dia 27), uma Sessão Especial em homenagem ao Dia do Idoso, comemorado em âmbito mundial no dia primeiro de outubro. Este ano, o parlamentar irá promover uma cerimônia com tom informativo e utilitário com diversos assuntos, entre eles, a Saúde e Bem-Estar na terceira idade e o crescimento do endividamento nessa fase da vida. O evento acontecerá às 14h, no Plenário do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães da Bahia, localizado no Parlamento Baiano.

De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil é um dos países onde o índice de envelhecimento (IE) vem aumentando exorbitantemente. No Estado da Bahia, a quantidade de idosos tem uma projeção, que ultrapassará os 35 pontos percentuais até o ano de 2030. Além disso, o IE baiano crescerá 22,23%, se compararmos os últimos quinze anos com os próximos quinze.

A bandeira de defesa ao idoso é uma forte prioridade do mandato de Arimateia desde o seu primeiro mandato na Casa (1999-2003), quando chegou a propor a criação da Delegacia do Idoso – a delegacia passou a atuar à favor da terceira idade em 2006. Inclusive no ano de 2011, em pronunciamento na Assembleia Legislativa, o deputado pediu a criação de uma delegacia semelhante em Feira de Santana.

Preocupado em oferecer mais qualidade de vida aos idosos da Bahia, o parlamentar teve a iniciativa de criar a indicação 18.698/2011, que solicita ao governador do Estado da Bahia, Rui Costa, a criação do Instituto do Idoso. O objetivo é de promover a integração da população da terceira idade, oferecendo atividades lúdicas e culturais, promovidas por profissionais de áreas diversas, que reforcem sua capacidade de se incluir na sociedade.

“A Sessão é uma oportunidade para ressaltar a importância da aplicação de políticas públicas em prol dos idosos. Outra questão é cobrar a regulamentação da Política Estadual da Pessoa Idosa, que fui relator. A Lei Estadual 12.925 de 17 de dezembro de 2013 foi criada para assegurar os direitos sociais da pessoa idosa, dando condições para promover a garantia dos seus direitos fundamentais. Peço ao Governo do Estado brevidade em sancionar esta Lei”, explicou Arimateia.