A festa anual da Puxada do Mastro de São Sebastião realizada historicamente em Olivença terá três dias de festa, na praça Cláudio de Magalhães, local onde irá sediar os shows com artistas da terra. Nesta sexta-feira, (12), vão se apresentar Jane Poeta e Nozinho, a partir das 18 horas. O evento que segue no sábado (13), no mesmo horário, o show fica por conta das bandas Violino de Luxo e Pago Funk; e no domingo (14), o agito será com as atrações Jah Bless e Batuque Bom.

No domingo, ponto alto das festividades, a puxada do mastro conta com alvorada por volta das 5 horas. A programação inclui atos religiosos (bênçãos) e indígenas (poracy). Às 7 horas, os machadeiros participam de feijoada, e na depois vão para a mata de Ipanema para trazer o mastro. A previsão é que o cortejo popular chegue a Olivença por volta das 17 horas, que é conservada por descendentes de índios, negros e brancos. Por conta do processo de miscigenação são os caboclos da comunidade e do seu entorno que mantêm o evento para preservar os diversos rituais para as futuras gerações.

O historiador Erlon Costa volta a lembrar que a festa da puxada do mastro começou no século XVI, com a corrida de toras, evento que integrava uma série de representações religiosas iniciada pelos indígenas da região. A partir daí, passou a ter configuração que chegou até os dias atuais. O mastro, principal símbolo da festividade e utilizado pela igreja católica para sustentar bandeiras de santos em frente ao templo de Nossa Senhora da Escada serve para demonstrar a resistência da comunidade indígena no que diz respeito aos aspectos culturais.