…No mundo da reprodução biológica, a assexualidade significa que um único organismo pode produzir uma prole idêntica aos pais. Porém, quando o assunto é a sexualidade humana, ela se refere à ausência de atração sexual sentida por um indivíduo. O importante a se lembrar ao tentar entender a assexualidade é que as pessoas que assim se identificam não são diferentes de qualquer outra, com exceção dos sentimentos distintos que têm em relação à atração sexual.

Entendendo a assexualidade

  1. Imagem intitulada Understand Asexual People Step 1
    Saiba o que significa ser assexual. A assexualidade é uma orientação sexual que indica que certo indivíduo não sente atração sexual por pessoas de ambos os sexos. No entanto, um assexual pode manter relações sexuais, amar e ter um relacionamento normal com um homem ou mulher, chegando até ao casamento.[1] A assexualidade não identifica algo que a pessoa escolheu, e sim o que ela sente, pois elas possuem necessidades emocionais e sentem atração por outros (como qualquer humano), mas sem qualquer fundo sexual.[2]

    • A assexualidade não é a mesma coisa do que ter baixos níveis de libido, o que ocorre devido a problemas médicos ou de saúde, e nem é a repressão de desejos sexuais.[3]
    Muitos assexuais são gays, lésbicas, heterossexuais, bissexuais ou pansexuais (sentem atração por pessoas de qualquer gênero ou orientação sexual).
  2. Imagem intitulada Understand Asexual People Step 2
    2

    Entenda os tipos de assexualidade. Como em qualquer orientação sexual, o rótulo de assexual é uma generalização que não explica ou representa todos que se identificam com tal orientação. Todos os humanos são únicos, com características e individualidades próprias, e a orientação sexual existe em um espectro de necessidades, desejos, interesses e atrações. A assexualidade é um termo geral, que inclui pessoas assexuais, assexuais-cinzas e demisexuais.[4]

    • Os assexuais-cinzas (Grey-A) são pessoas que sentem atração sexual, mas com pouca frequência ou só até certo ponto.
    • Os demisexuais sentem atração sexual apenas aos indivíduos com quem desenvolvem uma relação próxima.
  3. Imagem intitulada Understand Asexual People Step 3
    3

    Diferencie a assexualidade da abstinência e do celibato. Abstinência é a escolha deliberada de não se envolver em atividades sexuais, enquanto o celibato se refere a uma pessoa que, por escolha própria, evita atividades sexuais e o casamento (ou a vida junto à outra pessoa). Tais escolhas podem ser feitas por razões religiosas, filosóficas, morais, entre outras. A assexualidade representa a falta de atração sexual, mas não de desejo sexual. Isso significa que os assexuais podem ser:

    • Abstinentes ou celibatos.
    • Ativos sexualmente através da masturbação.
    • Ativos sexualmente com parceiros.
  4. Imagem intitulada Understand Asexual People Step 4
    4

    Aprenda o que não é assexualidade. Ela é uma orientação sexual totalmente distinta da heterossexualidade, homossexualidade, bissexualidade e outras. No entanto, a assexualidade nada tem a ver com sexo biológico ou identidade e expressão de gênero, e muito menos com a ausência de afeto em relação a outras pessoas.

2

Como se relacionar com uma pessoa assexual

  1. Imagem intitulada Understand Asexual People Step 5
    1

    Identifique os vários tipos de relacionamento que existem. Assim como há amizades, relacionamentos entre mãe e filha, pai e filho e muitos outros tipos platônicos (que não envolvem atração sexual), existem também várias formas de se manter um relacionamento afetivo sem atração sexual. Ter contato com um assexual pode fazer com que muitos enxerguem novos tipos de relacionamentos, como os seguintes:

    • Relacionamentos afetivos não sexuais, que geralmente envolvem contato físico, carícias e comprometimento.
    • Relacionamento não afetivos e não sexuais, que são de profundo comprometimento de um com o outro. Apesar de poderem envolver contato físico, não há atração sexual ou afetiva.[5]
  2. Imagem intitulada Understand Asexual People Step 6
    2

    Comunique-se livremente. Independentemente das circunstâncias, relacionar-se com alguém significa conhecer melhor tal pessoa, e não é diferente com os assexuais. O aspecto mais importante em qualquer relacionamento é a comunicação livre; é bastante importante discutir limites pessoais logo no início do namoro para que os parceiros saibam o que é permitido e o que não é, além do que cada um espera do outro. Caso não tenha certeza de algo, o melhor sempre é perguntar!

    • É muito importante não se sentir ofendido se o parceiro ou parceira revelar ser assexual. Não é uma desculpa e nem uma tentativa de sair do relacionamento; ele está apenas tentando ser honesto e franco com você.[6]
  3. Imagem intitulada Understand Asexual People Step 7
    3

    Entenda que os assexuais podem ser íntimos. É normal que os relacionamentos de assexuais sejam afetivos, mas a vontade em relação à intimidade física e sexual varia em cada um. Porém, um namoro não implica, necessariamente, em contato físico ou sexual, ou seja, há uma maneira de duas pessoas desenvolverem um relacionamento afetivo com ou sem sexo, pois a intimidade vai muito além disso.

    • Um parceiro assexual pode estar disposto ou não a manter relações sexuais, logo, é fundamental a comunicação um com o outro, de forma que a situação fique bem clara. O prazer sexual é diferente da atração sexual, ou seja, alguns assexuais podem gostar de fazer sexo.
    • Da mesma maneira, certos indivíduos assexuais não se interessam por relações sexuais e não desejarão ter um relacionamento que envolva contato íntimo.
  4. Imagem intitulada Understand Asexual People Step 8
    4

    Não espere que uma pessoa assexual mude. A assexualidade não é uma escolha ou preferência, assim como a heterossexualidade e a homossexualidade, muito menos um problema ou doença, além de não ser “causada” por abuso ou violência. Pessoas que se identificam com a orientação assexual não precisam ser “curadas” e não vão mudar por causa do parceiro.

    • Alguns assexuais não se interessam por relacionamentos afetivos, querendo apenas amizades ou relacionamentos não afetivos e não sexuais.

Dicas

  • A bandeira assexual é desenhada com quatro faixas horizontais iguais. De cima para baixo, as cores são preto, cinza, branco e roxo.
  • “Ace” (Ás) é um termo utilizado para se referir a indivíduos assexuais que se inspira no início da pronúncia em inglês (assexual – o início da palavra possui a mesma sonoridade), além de representar o ás de espadas, paus, copas e ouros, que são utilizados como símbolos da assexualidade.
  • Lembre-se de que “sair do armário” não é uma decisão fácil; se alguém revelar que é assexual, significa que essa pessoa confia muito em você. É importante saber que, a partir desse momento, nada mudará além da sua ciência em relação à orientação sexual dela.
  • O “A” na sigla LGBTTTA significa “assexual”.