A Prefeitura de Canavieiras, por meio das secretarias da Saúde e da Assistência Social, em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia, realizou nesta quarta-feira (24), na sede do Centro de Referência e Assistência Social (Cras), a entrega de 50 unidades de filtro de barro para famílias assistidas pelo Cras. A ação visa assegurar a população acesso à água de qualidade e assim combater doenças transmitidas pela a água contaminada
Antes da entrega dos filtros, a enfermeira Luana Matos, da Unidade de Saúde da Família Sócrates Rezende 2, prestou esclarecimentos sobre a importância da água tratada e a higienização dos filtros. “Nossos agentes comunitários constataram um grande número de pessoas – principalmente crianças – apresentando quadro de verminose no município, além de outras doenças relacionadas ao consumo de água imprópria”, disse a enfermeira.
A secretária da Assistência Social, Vanessa Leite explicou que, alertada pelos agentes da saúde, solicitou que uma equipe do Cras foi visitar as famílias para verificar onde havia necessidade. “Todas as nossas ações são visando a qualidade de vida da população carente do município. Ano passado, desenvolvemos a mesma ação em distritos da zona rural e agora”
Os filtros doados têm capacidade para oito litros e são destinados à purificação de água para consumo humano. O processo de tratamento de água no filtro de barro é simples: A filtragem é por gravidade, em que a água lentamente passa pela vela e goteja num reservatório inferior, garantindo que microorganismos e sedimentos não desçam.
De acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% das doenças são causadas pelo uso de água contaminada. O despejo de poluentes, lixos, agrotóxicos e metais pesados nas fontes de captação são causadores de uma série de doenças, como leptospirose, hepatite A, cólera, entre outras.