Postos de vacinação de todo o país abriram neste sábado (30) para o chamado “Dia D” de vacinação contra a gripe. A ação, parceria do Ministério da Saúde com os estados e municípios tem como objetivo imunizar quase 50 milhões de pessoas até 20 de maio.

Porém, durante todo o dia, houve relatos de pelo menos oito estados (AP, BA, ES, MT, MS, RJ, RS e SP) em que algumas cidades ficaram sem vacinas. O Ministério da Saúde informou que distribui as 54 milhões de doses – número superior ao público-alvo da vacinação – desde o dia 1° de abril.

Na Bahia, pelo menos 21 cidades estão fora da iniciativa por conta do baixo estoque de doses. Entre esses municípios estão Salvador, Vitória da Conquista, Feira de Santana e Jequié.

No balanço mais recente do Ministério da Saúde, na sexta-feira (29), 71% do total já havia sido repassado para os estados, o que permitiu a alguns municípios antecipar a vacinação. O ministério afirmou, porém, que o balanço de vacinação do “Dia D”, só será divulgado no final da próxima semana.