Há oito anos a comunidade de Banco do Pedro, região rural de Ilhéus, não recebia um mutirão com serviços de saúde. Hoje (18) a comunidade foi contemplada pela ação da Prefeitura Municipal que levou à comunidade serviços de atendimento médico e de enfermagem, vacinação, exames de doenças sexualmente transmissíveis, aferição de pressão e glicemia, distribuição de preservativos e atualização do Programa Bolsa Família, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS).

O mutirão aconteceu no clube social da localidade. “Estamos finalizando o processo de readaptação do posto de saúde local e, muito em breve, além dos serviços mais regulares, com um atendimento itinerante, o prefeito Mário Alexandre vem anunciar a reforma do posto”, disse a secretária de Saúde, Elizângela Oliveira.

O presidente da Associação dos Moradores de Banco do Pedro, Raimundo Góes Santana diz que a luta dos moradores é pela reabertura do posto e que a boa notícia trazida pela secretária anima a população. “A sede do Banco do Pedro tem cerca de 2.5000 moradores mas o seu entorno, somando-se as fazendas de cacau e ao assentamentos, chegamos a cinco mil pessoas que passarão a ser beneficiadas pela administração municipal”, estima. Durante a visita, a secretária Elizângela Oliveira esteve no posto desativado e viu as necessidades para a sua reabertura.

O mutirão foi uma reivindicação do vereador Makrisi Angeli que elogiou a sensibilidade da gestão municipal ao pleito da comunidade do interior. “É histórica essa deficiência no atendimento nas zonas rurais de Ilhéus. Nós temos nove distritos e oito ficam localizados na região rural do município. Estes locais estão há muitos anos sem atendimento regular e o governo mostra-se sensível à importância de deslocar sua estrutura para cá”, elogiou. Mas destacou que a meta é trabalhar pela reabertura do posto e já há, segundo informa, uma clara sinalização neste sentido.

Dona Tereza Nascimento disse que o momento é de agradecer. A saúde, um olhar cuidadoso das autoridades, é uma necessidade dos moradores. “As pessoas de idade não têm condições de ir à cidade, as mães não têm condições de levar seus filhos para tomar vacina. Por isso é motivo de alegria ter tudo isso aqui, agora Quero agradecer por todos os moradores do Banco do Pedro”, disse. Cosme Queiroz, também morador, elogiava o atendimento. “Tomei minha vacina, vou passar pelo médico. Peço a Deus que vamos seguir pra frente”, completou.