Tem início nesta terça-feira, dia 2, a partir das 18h30min, o Seminário Internacional de Teatro – O Corpo Cênico. O evento, que prossegue até esta quarta-feira, dia 3, terá todas as atividades realizadas na Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho, localizada na Praça Castro Alves, Centro. A iniciativa, da Secretaria de Cultura (Secult) de Ilhéus, conta com uma extensa programação, com palestras, workshop, mesas redondas e apresentações de espetáculos.

A abertura do evento contará com a presença do prefeito em exercício do município, Carlos Machado (Cacá), do secretário de cultura Paulo Atto, e do presidente do Conselho Municipal de Cultura, André. Logo em seguida, às 19h, o público assistirá ao espetáculo “Desencaixados”, do grupo Família Vagamundi, composto por atores brasileiros e chilenos.

Programação – Na quarta-feira, dia 3, às 14h, a mesa redonda com o tema “Corpo que dança e corpo que fala” será composta por Sôanne Marry, bacharel e licenciada em Educação Física, dançarina e bailarina e Loona Tirabasi”, com mediação do secretário de cultura Paulo Atto.

Em seguida, às 15h, o tema discutido será “Workdemonstration – Dramaturgia do Corpo”, com o palestrante Rafael Magalhães, ator e produtor do Oco Teatro Laboratório, membro do grupo internacional VIDENES BRO/Ponte dos Ventos, e Gerente de Promoção Cultural da Fundação Gregório de Matos, em Salvador.

Finalizando a programação do dia, às 17h, o tema da mesa será “Confluências de Stanislávski e Meyerhold: corporeidade cênica” com Elena Vássina, pesquisadora e professora russa, professora de Literatura e Cultura Russas na Universidade de São Paulo (USP.

Durante os dois dias de evento, dias 2 e 3, das 18h30 às 21h30 será realizado, na Biblioteca Pública, o workshop “O Corpo Cênico – uma experiência de contaminação de linguagens e culturas”, com a professora dançarina italiana Loona Tirabasi.