O carnaval antecipado de Ilhéus mantém a tradição quanto à animação de blocos afro, que vão desfilar nos dias 30 e 31 deste mês, das 18 às 20h30min, na Avenida Soares Lopes, circuito da festa, que se inicia na próxima sexta, 29. A comissão organizadora, constituída por funcionários da Secretaria de Turismo e Esportes (Setur) garantiu a presença de 12 entidades que há anos abrilhantam a festa, a exemplo do Dilazenze e Os Malês.

Na programação, estão confirmados também os blocos Zambi-Axé, Mini Congo, Rastafári, Zimbábue, Yorubá, Leões do Reggae, Guerreiros de Zulu e Danados do Reggae, além do afoxé Filhos de Ogum e a Levada da Capoeira vão pisar na avenida. O secretário de Turismo, Josenaldo Cerqueira, informou que a ordem de desfile ainda não foi definida.

Cerqueira lembrou que a presença de entidades que representam a religião de matriz africana em Ilhéus leva para a avenida uma bonita coreografia que agita o público durante sua passagem. Mestre Ney, presidente do Conselho das Entidades Afro Culturais de Ilhéus, comemora a manutenção dessa tradição, esse ano, complementada com a participação de uma levada de capoeira e do afoxé Filhos de Ogum. A festa é uma realização da Prefeitura, Governo da Bahia, através da Bahiatursa, Associação de Turismo (Atil) e Costa do Cacau Convention Bureau.