Preocupado com o baixo número de estudantes da região cacaueira em cursos mais concorridos como o de Medicina na Uesc, o vereador Jerbson Moraes convidou o professor Dorival Filho para debater na Câmara de Vereadores de Ilhéus, na próxima quarta-feira (12), a partir das 16 horas, a inserção do bônus regional na universidade.

O intuito do bônus é ofertar uma percentagem de vagas em cursos de nível superior através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para estudantes que estudaram em escolas de regiões próximas à universidade. Algumas instituições do país de estados como Amazonas, Alagoas, Rio Grande do Norte, Pernambuco entre outros já adotam esse sistema.

De acordo com Jerbson Moraes, “Atualmente o número de estudantes da região no curso de Medicina é baixo. Precisamos que essas vagas sejam preenchidas por alunos da região. Esse curso não tem gerado investimento para a cidade, nesse sentido”. “Precisamos que a Uesc acate essa política para que nossos jovens possam concorrer a vagas não só neste curso como em outros também. Por isso convoco a população para estar presente no plenário e debater essa pauta que é de interesse de todos nós”, ressaltou o parlamentar.