Após o desastre ocorrido em Brumadinho (MG) no último final de semana, o deputado estadual Joseildo Ramos (PT), líder do PT na Assembleia Legislativa, alertou nesta terça-feira (29) sobre a possibilidade da extensão dos danos da catástrofe ao Rio São Francisco. De acordo com o parlamentar, que deve assumir mandato como deputado federal com o anúncio da reforma do secretariado de Rui, além de ter causado uma tragédia humana sem precedentes, o rompimento da barragem poderá também acelerar a “morte” do Velho Chico, caso os rejeitos de minério cheguem até seu leito, como aconteceu com o Rio Doce, no caso de Mariana (MG), e agora com o Rio Paraopebas.
 
“É preciso sacrificar a hidroelétrica de Retiro Baixo porque se a lama com rejeitos chegar até a Usina de Três Marias, seremos cúmplices da completa depredação do Rio São Francisco. O impacto socioeconômico e ambiental para a Bahia e o Nordeste será irremediável”, alertou o parlamentar.
 
A previsão do Serviço Geológico do Brasil é de que a lama chegue a Retiro Baixo, em Pompeu (MG), entre os dias 5 e 10 de fevereiro, o que corresponde um caminho de 310 km desde Brumadinho.