Na noite da terça-feira, 11, o candidato a deputado estadual Cacá Colchões participou da solenidade de entrega da Carta-compromisso elaborada pelos dirigentes de cooperativas do Estado da Bahia dos ramos agropecuários, crédito, trabalho, educação,saúde, transporte , consumo e habitação. O evento aconteceu no auditório da Unimed, em Itabuna, onde a carta foi entregue a candidatos a deputado estadual, federal e senadores que se comprometeram a lutar pelo fortalecimento do cooperativismo na Bahia.

O presidente do Sistema de Crédito Cooperativo (SICREDI), Silvio Porto, apresentou as pautas prioritárias para o setor. Entre elas, a fiscalização da lei, a criação de uma comissão parlamentar dedicada a discussão do modelo cooperativista e o combate às cooperativas ilegais no âmbito estadual.

O candidato assinou o documento em que se comprometeu a incluir o cooperativismo entre os pleitos defendidos na Assembleia Legislativa durante o seu mandato. Em seu discurso, Cacá destacou o exemplo da Cooperativa de Transporte de Sergipe adotado pelo estado nordestino, modelo de organização, união e trabalho em prol da coletividade.

Cooperativismo – É um movimento social e econômico, em que participam empreendimentos legais, centrados em valores universais, como a participação democrática, a solidariedade, a independência e a autonomia, e são regidos pela Lei do Cooperativas.