O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), informou no dia de hoje, que a comissão especial que vai analisar na Casa o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff deverá ser eleita na próxima terça-feira (26).

Com a leitura do resultado da votação na Câmara dos Deputados, que ocorre na tarde de hoje, será aberto prazo de 48 horas, estabelecido por Renan Calheiros, para que os líderes dos blocos partidários indiquem os nomes dos senadores que vão integrar a comissão.

Renan explicou que, em tese, se todos os nomes forem indicados ainda na tarde desta terça, a comissão poderia ser criada no mesmo dia. No entanto, durante a reunião de líderes pela manhã, vários deixaram claro, segundo Renan, que não pretendem fazer isso.

Passadas 48 horas, se não houver todas as indicações, o presidente do Senado disse que ele próprio nomeará os integrantes.
“Muitos deixaram claro que o seu propósito é delongar o processo”, afirmou Renan Calheiros. Com isso, ele calcula que a criação da comissão ficará só para a semana que vem. “A expectativa é que, na próxima terça-feira, vamos eleger a comissão especial, que é quem ditará o ritmo da instrução processual”, disse o presidente do Senado.