Começa a tomar forma o Cimatec Industrial, empreendimento que vai fomentar o desenvolvimento e a competitividade no setor industrial de Camaçari. O lançamento da pedra fundamental foi realizado na manhã desta segunda-feira (12/6), na Via Atlântica (BA-530), mais conhecida como Estrada da Cetrel, e contou com as presenças do prefeito Antonio Elinaldo, que salientou a importância da instalação do complexo no município, e do governador Rui Costa.

O prefeito reforçou que o complexo tecnológico e industrial é mais um elemento que vai possibilitar atrair mais investimentos para o município. “O Cimatec Industrial vem para marcar o terceiro momento de crescimento da economia de Camaçari”, declarou Elinaldo, ao lembrar que os dois primeiros marcos de desenvolvimento da cidade foram o Polo Petroquímico e o Complexo Ford. Ele fez questão de agradecer ao governador por ceder o local da nova unidade da Cimatec, no antigo terreno da Jac Motors, e “pelo seu esforço de entender que, hoje, Camaçari tem um governo de credibilidade e de confiança”.

A priorização da mão de obra local, desde a fase de construção do empreendimento, é uma das preocupações do prefeito, que ficou feliz em saber que também é um compromisso da FIEB (Federação das Indústrias do Estado da Bahia), respeitada pela empresa contratada, que vai gerar no pico da obra, previsto para ocorrer em três meses, cerca de 200 empregos, entre diretos e terceirizados.

A cerimônia também contou com as presenças do presidente do FIEB, Ricardo Alban, do diretor Regional do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Luiz Alberto Mascarenhas, assim como secretários e vereadores do município.

As obras começam nessa terça (13/6) com o serviço de topografia e locação do prédio administrativo, além da construção do canteiro de obras provisório. Simultaneamente às intervenções, fora da área do Cimatec, se inicia a construção dos 10 galpões, feitos em estruturas pré-moldadas, que irão compor a primeira etapa do complexo.

O Cimatec Industrial será implantado em cinco etapas, em uma área total de quatro milhões de metros quadrados. A primeira, prevista para ser concluída em maio de 2018, será composta por 11 prédios distribuídos em uma área de 50 mil metros quadrados. No espaço serão construídos ainda laboratórios de ponta e em escala real, a exemplo da Fábrica de Plantas Piloto, Laboratórios de Sistemas Construtivos, Conformação Mecânica e de Construção Naval.

Nas fases seguintes serão instalados equipamentos e plantas-pilotos de acordo com a demanda dos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em andamento. Entre as já programadas estão áreas de segurança para testes e operações de risco e uma pista de testes para o setor automotivo, este último parte da segunda etapa.

O complexo terá infraestrutura diferenciada no país para atender às necessidades dos segmentos de energia eólica, mecânica, naval e offshore, automotiva, elétrica, construção civil, química, petroquímica e biotecnologia, farmacêutica, celulose e papel e petróleo e gás.