A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara aprovou requerimento do deputado Félix Mendonça Junior (PDT-BA) para realização de audiência pública para que sejam esclarecidas as operações financeiras realizadas pela JBS e pela J&F Investimentos com o BNDES e possíveis irregularidades em operações de vendas de ações e títulos em dólar.

Às vésperas da divulgação da delação premiada, surgiram informações de que a JBS teria comprado dólares, lucrando com a valorização da moeda americana por conta da especulação financeira causada pela crise política. Logo após a divulgação da delação, o dólar disparou 8%.

“As operações na bolsa e com dólares nos dias anteriores à delação de seus sócios e diretores à Procuradoria Geral da República (PGR) abrem espaço para suspeita de manipulação dos mercados”, diz Félix.

Foram convidados para a audiência o ex-procurador e advogado da JBS na delação, Marcelo Miller, o ex-presidente do BNDES, Luciano Coutinho, representantes do Ministério da Fazenda, Comissão de Valores Mobiliários, Polícia Federal, Ministério Público Federal, além de diretores da JBS e da J&F.

A data da audiência ainda será definida pela Comissão.