Na tarde da quinta-feira (09) o plenário Gilberto Fialho, da Câmara de Vereadores de Ilhéus recebeu inúmeras mulheres para uma homenagem realizada pelos parlamentares pelo Dia Internacional da Mulher. A sessão especial foi proposta pelo vereador Ivo Evangelista (PRB) e aprovada por unanimidade pelos demais.

O evento contou com a presença de mulheres que são destaque em várias áreas como política, segurança pública, educação, saúde, religião e social. Estiveram presentes no evento e fizeram parte da mesa, a deputada estadual Ângela Sousa; a secretaria de Desenvolvimento Social de Ilhéus, Soane Galvão; Stella Carilo, advogada e palestrante do evento; a diretora acadêmica da Faculdade de Ilhéus, Sandra Milanesi; Márcia Cristina Rezende, responsável pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam); a presidente do Núcleo de Educação e Promoção à Saúde de Ilhéus (NEPSI), Maria Eliene Ribeiro, a mãe do presidente do legislativo Lukas Paiva, professora Marta Pinheiro, a esposa do vice-prefeito, Lucia Soub; dentre outras.

A palestrante do evento, a advogada e professora Stella Carilo lembrou que a data de 08 de março é o resultado de uma série de lutas, fatos e reivindicações de inúmeras mulheres que foram às ruas em busca melhorias nas condições de trabalho, direitos políticos, sociais e um tratamento igualitário. O vereador Makrisi Sá convidou as mulheres para serem atuantes no tocante às políticas voltadas à classe, participando de conselhos da mulher, associações de bairros e partidos políticos, pois é necessário haver uma representação feminina em todos os setores da sociedade.

O vereador Ivo Evangelista aproveitou a oportunidade para pedir que alguns setores que cuidam especificamente da mulher, como delegacias e unidades de saúde possam ter reformas e melhorias para melhor atender esse público, principalmente as mais necessitadas.