A Câmara de Ilhéus deverá votar nos próximos dias, projeto do Vereador Rafael Benevides (PP), que obriga as empresas de transportes coletivos a implantarem sistema para distribuição de internet móvel, WI-FI. Depois de aprovado pelo Poder Legislativo, a proposta segue para sanção ou veto do prefeito Jabes Ribeiro.

Na opinião do propositor, a telecomunicação é uma tecnologia social na medida em que promove a inclusão social e desenvolvimento econômico. Não por acaso, esforços têm sido feitos buscando disseminar o acesso às telecomunicação em praticamente todos os países, com um claro enfoque em políticas públicas de universalização da telefonia e de massificação do acesso à internet, este ultimo fenômeno batizado por” inclusão digital”.

Segundo ainda o propositor, este projeto de lei visa atender aos cidadãos que usam o transporte urbano municipal e que não têm condições de pagar extorsivas tarifas cobradas pelas operadoras que oferecem o serviço de 3G. “A implantação do serviço de WI-FI não gera, em hipótese alguma, majoração da tarifa”, assim ratifica a legislação que aborda o Serviço Público.

“Considerando que a cidade de Ilhéus é rodeada por Escolas públicas e até mesmo privadas, sendo que na maior parte seus alunos usam o transporte publico para se locomover, assim os mesmos terão o privilegio fazerem pesquisas ou suas leituras diárias no tempo em que estão dentro dos ônibus” adverte Paulo Lopes, professor da rede municipal de Ilhéus.

Em entrevista ao site (www.jornaldoradialista.com.br) o propositor esclarece ainda que, se em condições normais o acesso aos serviços de telecomunicação, em especialmente a internet, é essencial a qualquer cidadão, em algumas outras situações esse acesso se faz mais importante, como por exemplo, nos casos nos quais em que as pessoas estão no trânsito, longe de seus familiares, e do ambiente de trabalho”, pontua Rafael Benevides, que confia em seus nobres pares da Augusta Casa de Leis e na sensibilidade do chefe do executivo municipal.