Representantes da Câmara Técnica de Educação (CTE) do Consórcio Litoral Sul da Bahia e do Consórcio Intermunicipal do Mosaico das Apas do Baixo Sul da Bahia participam do Encontro de Integração e Planejamento da Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação, que acontecerá nos próximos dias 15 e 16 de julho, em Votuporanga – São Paulo.

O CDS Litoral Sul será representado pelo secretário executivo, Luciano Veiga e a coordenadora da CTE do Território, Cláudia Correa, atual secretária de Educação de Itapitanga. Já o Ciapra será representado pela secretária de Educação de Ibirapitanga, Viviane Aragão (coordenadora da CTE do Ciapra) e o secretário de Educação de Igrapiúna, Eduardo Mendes.

O encontro propõe um momento de reconhecimento entre representantes das iniciativas de colaboração à nível nacional, que aderiram à Rede em 2019, bem como uma oficina de planejamento com os novos membros, de modo a garantir que a Rede represente as expectativas e demandas.

Segundo Luciano Veiga, o encontro será uma grande oportunidade para conhecer as iniciativas que estão sendo desenvolvidas na educação em todo o país e compartilhar as ações que estão sendo aplicadas na Bahia, através dos Consórcios Públicos, “como um instrumento eficaz e estratégico para atender os municípios que estão com dificuldades financeiras em manter os serviços de educação nas suas localidades”.

De acordo com Cláudia, a CTE do Litoral Sul, em parceria com a região do Baixo Sul, a Amurc, Uesc e outras instituições, tem dialogado políticas públicas com secretários de educação dos municípios da região e que serão debatidos no 2º Fórum Regional de Educação do Sul da Bahia, previsto para o mês de setembro deste ano, com o tema: “Implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e Construção do Referencial Curricular”.

A CTE é um braço institucional dos consórcios e serve tanto para um diálogo técnico a respeito das políticas públicas educacionais, como também para a realização de compras consorciadas, a formação de professores ou mesmo a celebração de convênios e acordos de cooperação.

Seminário

Além das atividades da Rede, o Arranjo do Desenvolvimento da Educação do Noroeste do Estado de São Paulo – ADE Noroeste Paulista realizará um Seminário, que contará com a presença de lideranças educacionais como Prof. Alessio Costa (Presidente UNDIME Nacional); Prof. Luiz Miguel Martins (Presidente UNDIME/SP); Prof. Rossiele Soares (secretário de Educação do estado de São Paulo) e Prof. Mozart Neves Ramos (Conselho Nacional de Educação).

Ao mesmo tempo, os participantes destas atividades, poderão participar da abertura de uma importante realização do ADE Noroeste Paulista: o 6º Congresso Internacional de Educação, no dia 17/07, que reúne, todos os anos, aproximadamente 1.500 profissionais de educação da região.