Seguindo recomendação do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau) prorrogou até o dia 14 deste mês a campanha contra o sarampo e a poliomielite, porque o município não atingiu a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, assim como ocorreu em todo o Brasil.

Dados divulgados nesta segunda-feira (3), pela coordenadora de Imunização da Sesau, Walkíria Cardeal, mostram que a cobertura no município contra a pólio está em 73,41%, equivalente a 7.998 crianças, e contra o sarampo em 73,02%, com 7.955 vacinadas.

Walkíria Cardeal afirma que e as salas de vacina estarão abertas, conforme cronograma específico de cada unidade de saúde, e que os pais devem se informar na recepção ou com a enfermeira gerente do posto, para a vacinação de crianças menores de cinco anos de idade. “Estamos dando continuidade à campanha na zona urbana e na próxima semana retornaremos aos distritos e povoados da zona rural para as equipes de vacinadores da Rede de Frio realizarem a cobertura vacinal em todo o município”.

A coordenadora enfatiza a necessidade da vacinação para evitar o retorno destas doenças. “É importante que os pais ou responsáveis se conscientizem e levem as crianças aos postos de saúde para receber as doses de campanha, conforme orientação do Ministério da Saúde. Os pais não devem dar ouvido a falsas noticias, pois vacinas salvam vidas”, diz ela.

E ainda destacou a relevância dos pais apresentarem o cartão de vacinas para atualização. “Mais uma vez, seguindo orientação do prefeito Mário Alexandre, a Secretaria de Saúde de Ilhéus volta a mobilizar seus profissionais de saúde e faz ampla divulgação no sentido de focar o atendimento nesta adesão da campanha. Além disso, os profissionais que atuaram na campanha de vacinação foram todos capacitados”, ressalta Walkíria Cardeal.