A convite do presidente da Ampesba, Valdir Ribeiro, o prefeito de Canavieiras, Almir Melo, participou nesta terça-feira (28) do VI Congresso Norte/Nordeste da Pequena Empresa, realizado nos dias 27 e 28, na Uesc. O assunto abordado por Almir Melo contemplou a formulação de políticas públicas para o desenvolvimento dos Pequenos Negócios, que também foi tema do Congresso. Abrindo a palestra, o prefeito Almir Melo projetou um filmete com dois minutos de duração sobre a cidade de Canavieiras, sua história e seus encantos.

Na peça, são mostrados os equipamentos turísticos e de lazer e os eventos culturais que atraem visitantes durante o ano inteiro, além da rica gastronomia canavieirense. Em seguida, o prefeito fez uma apresentação audiovisual com as ações empreendidas durante os seus quatro mandatos à frente da administração pública de Canavieiras. Em seu discurso, Almir Melo apresentou o município de Canavieiras como “a terra das oportunidades” para os empreendedores locais e os que deixaram seus locais de origem para investir na cidade. A ênfase da apresentação do prefeito foi o turismo, que para ele é uma atividade bastante ampla e que deve estar em perfeita sintonia entre o poder público e a iniciativa privada. “Cada um tem sua participação nos investimentos, com a finalidade de oferecer aos visitantes uma excelente hospitalidade, com a prestação de bons serviços”, acrescentou Almir Melo.

Almir Melo destacou, ainda, o trabalho que a Prefeitura vem realizando em parceria com o Sebrae, no sentido de formalizar os empreendedores, para que eles possam participar de licitações públicas. “Além de atendermos a legislação da micro e pequena empresa, também estamos apoiando a abertura e manutenção de negócios que geram emprego e renda no município”, disse o prefeito.

De acordo com os dados apresentados pelo prefeito, mais de 110 pequenas e micro empresas se regularizam recentemente, através do trabalho desenvolvido pela Prefeitura com o Agente de Desenvolvimento. “Após sua regularização, o empreendedor passa a olhar o seu negócio com outros olhos e vai em busca de novos conhecimentos na gestão do seu negócio”, ressalta Almir Melo. Como Canavieiras é uma cidade com forte vocação turística, o prefeito reconhece que a micro e pequena empresa é bastante importante na prestação de serviços. Para ele, são esses empreendedores que oferecem produtos como lembranças e souvenires, roupas de praia, doces e outras especialidades da gastronomia.

Outra observação é que os microempreendedores não pagam taxas para trabalhar nos eventos promovidos pela Prefeitura. A qualificação da mão de obra é outra ação importante para receber o turista e proporcionar a perenização das empresas, que geralmente no Brasil não sobrevivem por muitos anos. “No caso dos estabelecimentos hoteleiros, é preciso atender bem, ter boas acomodações e um cardápio bastante variado, para que o turista volte com frequência”, recomenda o prefeito. A elaboração de uma calendário de eventos pelo Poder Público Municipal é outra ação importante para atrair um público amplo e diversificado para a cidade. No caso de Canavieiras, o calendário contempla eventos esportivos e culturais, além de grandes festas como o Festival

do Caranguejo, o Réveillon, Carnaval, a Levada do Mastro de São Sebastião, a Lavagem das escadarias da Igreja de São Boaventura, os eventos gastronômicos, dentre outros. Entretanto, alertou o prefeito, que não adianta anunciar sua cidade como destino turístico se a cidade não oferece toda a infraestrutura necessária para que o visitante possa se sentir confiante ao sair de casa. “Precisamos ter os serviços médicos, segurança, transportes, boa sinalização, coleta de lixo, além de garantir o conforto e o divertimento do turista”, finalizou Almir Melo.