uldurico_fogo_no_poder_dentroUma semana após o assassinato do jornalista Jeolino Lopes Xavier, conhecido como Gel Lopes, de 44 anos, morto a tiros rua da Saudade, no centro de Teixeira de Freitas, o presidente do Instituto Brasileiro de Direitos Humanos, Uldurico Pinto, pediu celeridade e transparência na apuração do crime que chocou a região.

“A sociedade clama pela localização e identificação dos assassinos”, afirmou ele em entrevista concedida quinta-feira, 6 de março, ao programa Comando Geral, apresentado por Fernando Moulin.

Segundo ele, o Instituto Brasileiro dos Direitos Humano s cobrou da presidente da República Dilma Roussefff, do governador Jaques Wagner e do prefeito João Bosco a celeridade e, principalmente, a transparência nas investigações.

Civil ainda não ter recebido, uma semana depois do homicídio, as gravações das imagens das câmeras de videomonitoramento instaladas há poucos meses pela Prefeitura no Praça da Bíblica, localizada em frente ao prédio onde fica o escritório do site Portal N3, do qual Gel Lopes era proprietário.

Segundo informações, Gel Lopes teria permanecido das 18h30in às 20h30min tomando conta da banca de revistas que fica na praça, e teria saído de lá diretamente para o local onde acabou sendo executado, por volta das 21h15min.

Coronel explica sobre imagens

Na mesma manhã de quinta-feira, o secretário municipal de Segurança com Cidadania, coronel Bartolomeu Calheiros, justificou que não havia entregado as gravações das imagens porque ninguém havia solicitado ainda. O secretário adiantou que, das cinco câmeras instaladas pela prefeitura na Praça da Bíblia, apenas uma contém imagens de Gel Lopes. “O delegado me ligou hoje (quinta-feira) solicitando as gravações”, explicou Calheiros. Segundo ele, as imagens estão num pen drive e seriam entregues na Delegacia ainda pela manhã.

“As imagens foram gravadas e estão à disposição da Polícia Civil, só não tinham sido solicitadas ainda porque estávamos em recesso. Eu não estava na cidade, mas já tinha tido o cuidado de ligar para o responsável pela central de monitoramento para gravar as imagens das cinco câmeras. Uma delas captou a imagem de Gel”, destacou.

Delegado diz que investigações prosseguem

O coordenador da 8º COORPIN de Teixeira de Freitas, delegado Marcus Vinicius, que está à frente das investigações sobre o assassinato de Gel Lopes, em entrevista a uma emissora de rádio, no final da manhã de quinta-feira, confirmou que já tem em mãos as imagens das câmeras de monitoramento da Praça da Bíblia.

Ele explicou que não havia solicitado ainda as gravações por conta do recesso de carnaval. O delegado negou que haja morosidade no andamento do caso, destacando que a apuração do crime prossegue sem parar desde o momento em que a Polícia foi informada da morte do jornalista. O que acontece, segundo Marcus Vinicius, é que as ações policiais não são divulgadas a todo momento para não prejudicar as investigações.