O 5º Grupamento de Bombeiros Militar (5°GBM) de Ilhéus, realizou nesse último domingo (19) a segunda etapa da campanha “Na onda contra o plástico”, desafio on line Trashtag Challenge. O evento aconteceu nas praias da Costa e de Atalaia em Canavieiras, cidade atendida pelo 5° GBM, e contou com o apoio da prefeitura local, além da participação de mais de 80 voluntários e 60 bombeiros militares.
O evento consiste na limpeza de uma área pública de visibilidade e de grande visitação para fomentar uma consciência de contribuição de limpeza dos espaços de uso da população. Essa prática transcende o não sujar; vai muito além, tem a finalidade de exercer o dever cívico de contribuir com a limpeza do ambiente freqüentado pelo cidadão. Nessa campanha, o 5º GBM teve o apoio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).
“Para nós, estar à frente dessa ação é de fundamental importância pois além da retirada do matéria depositado em locais impróprios mostramos aos cidadãos o quanto esses resíduos impactam negativamente na vida marinha e no bem estar do eco sistema”, explicou o major BM Edinei Factum.
Campanhas pela redução do consumo do plástico e seu correto descarte estão crescendo em todo o planeta. Em março de 2019, a ong internacional WWF (World Wide Fund for Nature/Fundo Mundial para a Natureza) divulgou um estudo segundo o qual o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Índia. O país também é um dos que menos recicla este tipo de lixo: apenas 1,2%.
Sem a destinação adequada, boa parte dos resíduos plásticos acabam nos oceanos. Segundo o relatório da WWF, o volume de plástico que chega aos oceanos todos os anos é de aproximadamente 10 milhões de toneladas. Neste ritmo, até 2030, encontraremos o equivalente a 26 mil garrafas de plástico no mar a cada km2. Segundo a ong, o último verão foi o recordista em animais mortos na costa brasileira, e boa parte dos grandes mamíferos tinham plástico em seus estômagos.

 

 

 

 

 

Fonte e Fotos:CBMBA
http://www.blogdenoticias.com.br/2019/05/cbmba-realiza-mais-uma-edicao-da.html#more