O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Celso de Mello decidiu nesta sexta-feira (24) pedir informações à Justiça Federal de São Paulo sobre a autorização para busca e apreensão no apartamento funcional da senadora Gleisi Hoffman (PT-PR). O alvo da busca era o marido da senadora, o ex-ministro Paulo Bernardo.

O ministro pediu que o juiz Paulo Bueno de Azevedo, da 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, esclareça os “precisos limites que impôs à execução da medida de busca e apreensão” realizada na quinta (23) na casa da petista, em Brasília.

Celso de Mello quer saber, por exemplo, se a ação foi restrita apenas ao ex-ministro e se “a razão pela qual foi ordenada a diligência de busca e apreensão no apartamento funcional da senadora deveu-se ao fato de Paulo Bernardo haver declarado tal endereço como uma de suas residências”.

O pedido de explicações do ministro foi motivado por uma reclamação feita pelo Senado ao STF questionando a legalidade da ação em apartamento funcional sem autorização do Tribunal, pedindo que a busca seja anulada e o material apreendido seja devolvido ao casal.