Em nota publicada nesta sexta-feira 06, as Centrais sindicais convocam a população baiana para Ato em defesa da Petrobrás, Constituinte e dos Direitos Trabalhistas, o evento está marcado para a próxima sexta-feira, 13, a partir das 7h00 em frente a Petrobrás do Itaigara, Salvador.

 

Confira a Nota na integra:

Vivemos uma crise que é uma das mais graves da nossa história recente. Atinge a economia e a política, ameaçando interromper o desenvolvimento nacional em curso. As forças progressistas estão num cerco político que só as lutas de massas e um amplo esforço de construção da unidade poderão romper. Construindo uma saída política que enfrente o cerco onde ele é mais frágil – o desmoralizado sistema político.

A reforma agrária, a democratização dos meios de comunicação e outras reformas estruturais só será possível com uma Constituinte para realizar a Reforma Política. Os setores conservadores e neoliberais perderam as eleições, mas estão se colocando três grandes desafios: construir uma onda conservadora a partir de denúncias selecionadas de corrupção, disputar o governo para que assuma o programa neoliberal e, fragilizar a Petrobrás que é o pilar econômico do desenvolvimento com conteúdo nacional e da geração de milhares de empregos em todo o país.

Há quase um ano o Brasil acompanha uma operação policial que investiga crimes cometidos por gestores da Petrobras e empresas fornecedoras. A ação institucional contra a corrupção tem firme apoio da sociedade. Contudo, exigimos que seja investigado os corruptos, mas, principalmente, os corruptores. Que são – “coincidentemente” – as mesmas empresas que financiam as campanhas. Os inimigos da Petrobrás omitem o fato que a privatização da empresa, realizada pelo PSDB, é a principal responsável pelos casos de corrupção. E agora que descobrimos o pré-sal, os grupos estrangeiros e seus representantes no Brasil entram numa nova ofensiva contra a Petrobrás para se apoderar dessa grande riqueza do povo brasileiro. A Petrobrás é nossa, pertence ao povo brasileiro. Foi conquistada na luta e será defendida na luta. Jamais aceitaremos sua privatização. Seus recursos e as riquezas conquistadas a partir do pré-sal devem ser aplicados no desenvolvimento do país, em especial na educação.

Corrupção se combate com Reforma Política e esta se faz através de uma Constituinte Exclusiva e Soberana. Ao mesmo tempo, o governo decide fazer um ajuste fiscal que retira direito dos trabalhadores, principalmente dos jovens. Junto com um congresso que tenta aprovar uma lei que amplia a precarização e terceirização (PL 4330) e, que legaliza a causa da corrupção – o financiamento privado de campanhas eleitorais. Precisamos lutar contra qualquer ajuste fiscal que prejudique os trabalhadores e defender uma política de taxação das grandes fortunas. Além de unificar as propostas de reforma política do projeto de lei de iniciativa popular da coalizão democrática e a campanha da constituinte do sistema político. Para que a gente derrote a PEC da corrupção que a direita quer aprovar para relugamentar o financiamento privado de campanha e, que Gilmar Mendes “desengavete” a decisão já vencida no STF que vai proibir o financiamento empresarial nas eleições.

Por isso, convocamos todos e todas para ir às ruas defender o fortalecimento e aprofundamento da democracia e dos direitos dos trabalhadores.

No dia 13 de março, às 7 horas, em frente a Petrobrás do Itaigara.

A Petrobrás é nossa, é do povo brasileiro!

Corrupção se combate com Constituinte do Sistema Político!

Direitos se ampliam e não se reduzem!

ASSINAM ESSA CONVOCATÓRIA:

CUT

FUP

CTB

Força Sindical

Consulta Popular

Levante Popular da Juventude

MAB

Marcha Mundial das Mulheres

MPA

MST

MSTS

FAMPS

Nova Central Sindical

UGT 

CMP

MPL

CONEN

CEN UNEGRO UJS

UEB

ABES

UBES

UBM

CEN

CONEN 

KIZOMBA 

QUILOMBO

ENEGRECER 

DCE UFBA 

DCE UNEB 

UNLM

AGES

FAPESCA

PARATODXS