A unidade do Centro de Referência à Inclusão Escolar (Crie), vinculada à secretaria de Educação do Município de Ilhéus, é uma instituição pública que presta atendimento educacional especializado para cerca de 550 alunos portadores de necessidades especiais, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades. Mantido pela Prefeitura, esse serviço especializado do Crie completa, em 2016, 15 anos de funcionamento no município, cuja sede funciona na Avenida Itabuna, nº 1956.

 

Segundo informações da coordenadora pedagógica da secretaria de Educação, Ana Angélica Serafim, a instituição foi fundada com o nome de Capi, em 21 de agosto de 2001, no mandato anterior do prefeito Jabes Ribeiro, atendendo a uma proposta encaminhada ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) pela Secretaria de Educação de Ilhéus, em cumprimento a exigência da Lei Nº 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Cap V, Artigo 59, que determina atendimento diferenciado àqueles estudantes com necessidades especiais.

A diretora do CRIE, Luciane Cunha, explica que “a legislação obriga a existência do serviço, mas os pais nem sempre encaminham seus filhos. Por isso, mantemos uma observação constante nas escolas, com a ajuda dos professores da rede municipal de ensino, para que, se identificado algum indício de transtorno, o estudante seja direcionado ao Crie. Aqui procederemos às análises e, se necessário, vamos iniciar um atendimento especial”.

Recentemente, a sede do Crie passou por melhorias, a fim de oferecer mais conforto aos profissionais da educação, aos alunos e pais. As atividades educacionais englobam ações lúdicas, como oficinas de formação de intérprete de libras, canto, teatro, entre outras, levando em consideração as necessidades, que podem ser relacionadas às deficiências auditiva e visual, hiperatividade e todos os outros transtornos.

Além de atender às crianças portadoras de necessidades educativas especiais, o Crie oferece formação continuada aos professores das classes regulares, aos vinculados ao coensino nas quais essas crianças estão matriculadas e àqueles docentes que atuam nas 15 salas multifuncionais que estão em funcionamento na rede municipal de ensino.