O vereador César Porto (PDT) foi eleito presidente do Legislativo para o biênio 2019-2020 na última sessão do ano, ocorrida nesta quarta-feira (12). César Porto substituirá o vereador Lukas Paiva (PSB) no cargo de presidente da Mesa Diretora. César Porto ganhou a disputa com 11 votos contra 08 do vereador Paulo Carqueija. Também foram eleitos para compor a Mesa Diretora do próximo biênio, Luiz Carlos Escuta como vice-presidente, Fabrício Nascimento como 1º secretário e Juarez Barbosa como 2º secretário.

O Presidente da Câmara de Vereadores exerce funções de legislação, de administração e representação. Desempenha função de legislação quando preside o Plenário, orienta e dirige o processo legislativo, profere votos de desempate nas deliberações, promulga lei, decreto legislativo e resolução. Exerce função de administração quando comanda os serviços auxiliares ou realiza qualquer outra atividade executiva e finalmente de representação quando atua em nome da Câmara.

Biografia: Augusto César Porto Ribeiro foi eleito pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) e está em sua primeira legislatura como vereador. Possui o segundo grau completo e tem atuado como Sargento da Polícia Militar nos últimos anos. O que o motivou a se candidatar-se foi a necessidade de realizar mudanças no cenário político e social do município, principalmente, em relação às comunidades carentes.

Considera que dedicação, esforço, compromisso, competência, honestidade e transparência, sempre prezando pelo interesse do povo, sejam as principais características para um bom vereador.

Sua equipe de assessores será definida de acordo com a capacidade profissional e técnica que a função exige. De acordo com ele, os assessores designados, além dos atributos técnicos e profissionais, devem ter sempre como objetivo maior a realização de um trabalho que honre os compromissos da vereança perante a população ilheense, sempre adotando uma postura profissional, de acordo com princípios e valores éticos adotados desde a campanha eleitoral.

Ele destaca que, para que o trabalho do Poder Legislativo seja mais bem desenvolvido, é importante que o povo participe mais das atividades da Casa, uma vez que são representantes eleitos para ecoar a voz da população. Para isso, é necessário aprimorar os mecanismos de aproximação da Câmara de Vereadores em relação aos munícipes.