A Defesa Civil de Ilhéus está em alerta, por conta das chuvas que vêm caindo na cidade. e faz o monitorando de todas as áreas de risco existentes nos morros do município. De acordo com o site Climatempo (https://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/15-dias/cidade/49/ilheus-ba), nas últimas horas foi registrado um índice pluviométrico de 55 milímetros, que deve se estender até terça-feira (30), porém em menor quantidade. Em casos de emergência, o contato para a Defesa Civil deve ser feito para os telefones (73) 98899-2123 e 98836-2753.

Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil, Joandre Neres, a chuva começou em Ilhéus de forma moderada no último sábado (27), com previsão de estender até esta terça-feira (30). “Por conta disso, foram registradas algumas ocorrências na Rua da Horta, próxima do Alto do da Esperança, e na Avenida Brasil, no alto da Conquista. Já no Alto do Outeiro (São Sebastião), antecipamos a situação e colocamos lonas pretas para minimizar os riscos de deslizamento de encostas”, afirmou.

Joandre Neres disse ainda que, seguindo orientação do prefeito Mário Alexandre, nos locais onde podem ocorrer de deslizamento de terras, a Defesa Civil faz vistoria, avalia a situação dos imóveis e passa orientações às famílias. Para os moradores que já foram beneficiados com programas de habitação da Secretaria de Desenvolvimento Social de Ilhéus, a recomendação é que deixem os locais de risco. “Fazemos a revisão geral das áreas de risco, verificamos se existem danos, e sugerimos que deixem as áreas. Além disso, recomendamos atenção para as arvores que se encontram nas imediações”, enfatizou.