O tabagismo é responsável por uma em cada dez mortes no mundo. De acordo com um estudo publicado na última quarta-feira (5), no periódico científico The Lancet, em 2015, 6,4 milhões de mortes no mundo foram associadas ao cigarro. Metade desses óbitos aconteceram em quatro países: China, Índia, Estados Unidos e Rússia.

“Apesar de mais de meio século de evidência inequívoca dos efeitos nocivos do tabaco sobre a saúde, hoje, um em cada quatro homens no mundo é um fumante diário. Fumar continua a ser o segundo maior fator de risco para morte precoce e deficiência”, disse Emmanuela Gakidou, pesquisadora da Universidade de Washington em Seattle e principal autora do estudo.

O relatório intitulado Fardo Global de Doenças (tradução livre do inglês Global Burden of Diseases) baseou-se em dados sobre o tabagismo coletados em 195 países e territórios entre 1990 e 2015. Os resultados mostraram que, em 2015, cerca de 1 bilhão de pessoas fumavam diariamente no mundo: um em cada quatro homens e uma em cada vinte mulheres.