A Companhia Independente de Policiamento Ambiental (CIPA) realizou na última sexta-feira (8) a noite, formatura de mais uma turma do Curso de Policiamento e Fiscalização Ambiental da Mata Atlântica. A solenidade aconteceu no auditório Paulo Souto (Uesc) e contou com a presença de autoridades estaduais, municipais e professores e foi prestigiada pelo vice-prefeito de Ilhéus, José Nazal Soub e pela superintendente do Meio Ambiente, Joelia Sampaio.

Ao representar o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, José Nazal ressaltou que o projeto é pioneiro na formação de agentes ambientais para a multiplicação de conceitos sociais para o desenvolvimento de uma sociedade mais consciente e bem informada. “Oferecer melhores condições de atuação na fiscalização e, sobretudo ofertar conhecimento. Assim, evitaremos danos ambientais, cujos problemas têm sido recorrentes”, comentou.

A inciativa é promovida em parceria com o Ministério Público da Bahia juntamente com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), voltado para policiais militares e servidores municipais. O curso tem a duração de 1 ano e objetiva trabalhar temas como licenciamento e fiscalização ambiental e metodologias de abordagem policial entre outros, sempre com qualificação e preparação para atuação na área ambiental.