A classe empresarial itabunense foi mobilizada para participar de reunião para apresentação da estrutura e funcionalidade da Unidade Modelo do Serviço de Intermediação para o Trabalho – o SineBahia, cuja inauguração acontece no próximo dia 28, Dia da Cidade, às 11 horas. O evento, que aconteceu na manhã de hoje, na Sala de Reuniões do Centro Administrativo Firmino Alves, contou com a participação do secretário de Indústria, Comércio e Turismo, José Humberto Martins, acompanhado do vice-prefeito, Wenceslau Júnior.

Durante o encontro, os coordenadores das Unidades de Atendimento ao Trabalhador e de Intermediação para o Trabalho e Seguro – Desemprego da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia, respectivamente, Júlio Cezar Batista e Marcelo Gavião, respectivamente, fizeram a apresentação quando afirmaram que a unidade que está sendo instalada em Itabuna será a terceira instalada no estado, cuja estrutura é comparada à unidade similar da capital do estado.

Já o vice-prefeito Wenceslau Junior disse aos representantes da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), da Associação das Micro e Pequenas Empresas do Estado da Bahia (Ampesba) e do Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista do Município Itabuna (Sindicom) que a instalação do SineBahia é ponto de honra para a atual administração municipal que tem investido na capacitação da mão de obra e abertura de novas vagas com atração de empreendimentos.

A Unidade Modelo SineBahia funcionará na Avenida Inácio Tosta Filho, área central da cidade, ocupando um prédio de quase 3 mil metros quadrados de área em dois pavimentos, com capacidade de atender até 500 trabalhadores por dia. Há previsão de que mensalmente sejam atendidas mais de seis mil pessoas que desejem se inscrever no programa de intermediação da mão de obra, além de empresários que pretendam ampliar o número de colaboradores.

“No SineBahia os trabalhadores têm acesso ao serviço de intermediação ágil e de qualidade. Já às empresas podem contar com serviços de Psicologia, capaz de qualificar trabalhadores de acordo com a demanda de suas empresas”, disse Marcelo Gavião. Ele também disse que o fluxo de intermediação do serviço é feito a custo zero, o que envolve várias fases desde o atendimento, cadastramento de vagas, convocação e administração de vagas, central de captação de vagas, serviço de psicologia e qualificação profissional.

“A unidade modelo de Itabuna terá a capacidade também ofertar cursos rápidos de nivelamento para os trabalhadores nas áreas de Matemática, Português e Técnicas de Redação visando torná-los aptos às vagas de emprego”, argumentou Gavião. O coordenador das unidades do SineBahia disse que cada empresa cadastrada é acompanhada por um consultor e por um administrador de vagas. Ele acrescentou ainda que a unidade de Itabuna também irá oferecer o serviço de intermediação de autônomos.

Marcelo Gavião informou aos empresários que as metas previstas pelo Ministério do Trabalho e Emprego para o SineBahia em Itabuna é de que, a partir deste semestre, o índice de vagas captadas saia das atuais 457 para 2.741. No caso das vagas ocupadas, a previsão é que avance das 299 para 1.793. Para os índices de trabalhadores colocados a expectativa é que sejam 2.064 trabalhadores. O encontro contou ainda com a participação do supervisor regional do SineBahia, Virmond Trindade, e da coordenadora do SineBahia Itabuna. Kerollayny Berhrmann.