A Secretaria da Saúde (Sesau) de Ilhéus intensifica a campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti que é o transmissor das arboviroses dengue, zika e febre chikungunya, em todfo o município. A chegada do verão, que é estação mais quente, facilita a eclosão dos ovos, bem como a proliferação de larvas do mosquito. Nesse sentido, a população deve ficar atenta aos recipientes que podem se tornar criadouros do mosquito.

Resultado de imagem para aedes

De acordo com o coordenador de Endemias da Sesau, Roberto Reis, “os agentes de combate às endemias continuam com o trabalho intermitente na cidade e com visitas rotineiras a residências, em estabelecimentos do comércio varejista, de modo geral, e em terrenos baldios. Além disso, fazemos tratamento em caixas d’água, tonéis, vasos de plantas, calhas, e destruímos outros objetos inservíveis. Com essas medidas de prevenção é possível evitar a proliferação do mosquito”, informou.

Roberto Reis informa que faz parte da força-tarefa de combate ao mosquito Aedes aegypti a equipe de Ponto Estratégico, que realiza visitas a depósitos de ferros-velhos, borracharias, cemitérios, fábricas, porto, aeroporto, estádio de futebol, postos de combustíveis e garagens de ônibus.

”Ou seja, locais de grande porte que têm mais vulnerabilidade para a evolução das larvas do mosquito. Além das visitas domiciliares e das atividades de educação, a população deve ficar atenta e fazer a sua parte, realizando limpeza e destruindo os possíveis criadouros do mosquito, uma vez que a grande parte dos focos se encontra nos domicílios”, ressalta Reis.

Educação e Saúde – O coordenador de Endemias acrescenta ainda que a campanha “conta com a equipe de Educação e Saúde, que faz alertas à população em relação às medidas de prevenção e controle da doença”. Há visitas diárias nas escolas, associações de moradores e em empresas, com a realização de palestras e orientações com a finalidade de sensibilizar as pessoas para o combate aos possíveis criadouros do Aedes aegypti. Também são distribuídos folders mostrando a importância de alguns hábitos para o combate do mosquito transmissor.